Novos conceitos táticos no São Paulo? Dorival projeta “para o ano que vem”

525

GloboEsporte.com

Marcelo Hazan

Mesmo com contrato até o fim de 2018, técnico ainda não tem permanência garantida, mas comemora fase de cinco jogos sem derrota.

O São Paulo atingiu cinco jogos sem perder no Brasileirão, maior invencibilidade da equipe na competição nacional nesta temporada. O feito foi alcançado após o empate por 1 a 1 com o Vasco, domingo, em São Januário. Antes, o Tricolor venceu Flamengo, Santos e Atlético-GO, e empatou com a Chapecoense.

Esse dado é valorizado pela comissão técnica de Dorival Júnior, principalmente por levar em consideração que o São Paulo ficou nove jogos sem vitórias neste mesmo Brasileirão. O jejum durou da derrota por 3 a 2 para o Corinthians, no dia 11 de junho, até a vitória contra o mesmo Vasco, por 1 a 0, no dia 19 de julho. Dos nove jogos sem vitórias, Rogério Ceni, agora técnico do Fortaleza, comandou seis partidas, Pintado um e Dorival dois. Foram seis derrotas e três empates.

Publicidade

Dorival Júnior, do São Paulo, valoriza cinco jogos de invencibilidade (Foto: Rubens Chiri / saopaulofc.net)

Dorival Júnior, do São Paulo, valoriza cinco jogos de invencibilidade (Foto: Rubens Chiri / saopaulofc.net)

Com 45 pontos, o Tricolor está a dois de atingir os sonhados 47, considerados seguros contra o rebaixamento. Essa, aliás, segue sendo a meta do grupo, apesar de, hoje, Sport e Vitória, os dois primeiros na zona da degola, terem 36 pontos, com apenas mais 12 em disputa.

Por isso, inclusive, Dorival colocou em prática um plano emergencial desde que foi contratado pelo São Paulo para tirar o time da zona perigosa. Ao assumir o Tricolor, o time era o 17º, com 11 pontos. Hoje ocupa a 11ª colocação, com 45.

Antes do clássico com o Santos, no dia 28 de outubro, o treinador disse que seguiria estabilizando a equipe, ao ser questionado sobre se pensava em colocar novos conceitos táticos.

– Tem de ter os pés no chão. Não dá para implantar nada diferente. Conceitos vão ficar, se Deus quiser, caso venha acontecer, para o ano que vem. Nesse ano a preocupação é única e muito séria. Não temos o direito de relaxar em momento nenhum, para que não aconteça o que aconteceu principalmente no jogo com o Fluminense (derrota por 3 a 1). Ninguém quer que aquele momento volte, por isso a preocupação é sempre grande – afrimou.

Nesta segunda-feira, o São Paulo volta a treinar no CT da Barra Funda. Na quarta, o time encara o Grêmio, às 19h30, na Arena do Grêmio, em Porto Alegre.

1 COMENTÁRIO