Site de reclamações reúne queixas contra clubes brasileiros; veja ranking

764

GloboEsporte.com

Leonardo Lourenço

Venda de ingressos e planos de sócios são principais temas no “Reclame Aqui”.

O Flamengo lidera o ranking entre os clubes mais citados no site Reclame Aqui, que reúne, como diz o nome, reclamações de consumidores. Entre janeiro e outubro, o clube rubro-negro foi citado em 122 queixas. No mesmo período, a Chapecoense, segunda no ranking, reuniu 37 reclamações.

No total, os clubes da Série A do Brasileiro somaram 318 queixas até outubro, mais do que as 250 nos mesmos meses de 2016. Das 20 equipes, 15 são citadas. Avaí, Cruzeiro, Grêmio, Ponte Preta e Vitória não registraram reclamações.

Publicidade

A maior parte dos problemas relatados tem ligação com a venda de ingressos e planos de sócio-torcedor. Há, claro, aqueles que utilizam a plataforma para reclamar do time, de atletas ou até para tripudiar de algum rival.

Flamenguistas foram os que mais reclamaram (Foto: Antonio Carlos Mafalda / Mafalda Press)

Flamenguistas foram os que mais reclamaram (Foto: Antonio Carlos Mafalda / Mafalda Press)

Uma torcedora do Flamengo, por exemplo, reclamou do técnico Reinaldo Rueda:

Quando o Flamengo tinha como técnico o Zé Ricardo, ele conseguiu melhorar bem o time[…] A direção demitiu e contratou esse péssimo técnico Rueda, que nada fez pelos jogadores. Perdemos muitos jogos por falta de orientação técnica. […] Compre uma passagem e mande o Rueda para a Colômbia, pois ele está apenas levando o dinheiro do Flamengo sem nada fazer, nós poderíamos ter sido campeões do Brasileirão.

Sobrou, também, para o atacante Borja, do Palmeiras:

Minha reclamação é pelos R$ 33 milhões gastos em um jogador com defeito. Não joga bola, não se esforça e só enganou o torcedor Palmeirense até agora. Não mostrou para que veio e não demonstrou valer o valor pago por ele. Gostaria de efetuar a devolução do jogador para o vendedor e o reembolso do valor pago por ele. Ou, se possível, a venda do mesmo ao futebol chinês com retorno de no mínimo 92% do valor pago por ele.

Teve quem reclamou de uma ajuda ao Corinthians no estádio de Itaquera, mas não ficou sem resposta:

Jogar contra o Corinthians no Itaquerão é igual fazer entrega de caminhão no Rio de Janeiro: você sabe que vai ser [editado pelo Reclame Aqui] mas tem que ir, fazer o quê…

O clube, campeão brasileiro, contra-atacou:

Prezado Marcelo, boa tarde! Obrigado pela preocupação, até porque a vitória do gigante repercute muito mais. Continue prestigiando o nosso trabalho e volte sempre. Vai Corinthians. E não esquece… segue o líder!!!

Vice-líder no ranking de reclamados, a Chapecoense é o clube mais ativo na plataforma: respondeu a 32 das 37 reclamações registradas. Outras oito equipes estão zeradas no quesito. Ou seja: nunca responderam às queixas.

Os clubes de futebol, porém, representam uma parcela muita pequena entre os protestos no site. Mais reclamada nos últimos 12 meses, uma empresa de telefonia reúne quase 90 mil queixas nesse período.

Veja abaixo o ranking de reclamações entre janeiro e outubro:

Clubes mais reclamados

ClubeReclamações
Flamengo122
Chapecoense37
Corinthians36
Botafogo30
Palmeiras24
Atlético-PR21
Santos20
São Paulo17
Vasco8
Sport7
Atlético-MG5
Coritiba2
Fluminense2
Bahia1
Atlético-GO1