UOL – José Eduardo Martins
José Eduardo Martins/UOL Esporte
A diretoria do São Paulo recebeu uma comissão formada por 20 torcedores, entre membros de organizadas, sócios e figuras influentes nas redes sociais, para uma reunião no CT da Barra Funda. O encontro foi solicitado no fim de semana e acatado pelo Tricolor, que ouviu cobranças pela manutenção do elenco e por títulos na próxima temporada.
O grupo teve a entrada no CT liberada por volta das 14h e deixou o local quase duas horas mais tarde. Os torcedores optaram por não atender a imprensa que aguardava no portão e prometeram emitir um comunicado oficial sobre o resultado da reunião. Mas a reportagem do UOL Esporteapurou que a conversa com o presidente Carlos Augusto de Barros e Silva e o diretor-executivo de futebol Vinicius Pinotti teve três pilares.
O principal e mais contundente envolve a manutenção do elenco para 2018. Os torcedores culparam o desmanche do grupo de jogadores no meio desta temporada como um dos fatores preponderantes para o péssimo desempenho do time, que lutou contra o rebaixamento no Campeonato Brasileiro. O pedido é para que a diretoria evite vender atletas em grande quantidade com a temporada em andamento. Posições supostamente carentes foram apontadas e contratações de peso, como Lucas Moura e Alexandre Pato, foram requisitadas.
Os outros dois pontos centrais abordados foram a falta de títulos – já são cinco anos sem conquistas – e uma avaliação geral da gestão atual. A comissão de torcedores pediu mais competência dos dirigentes no futebol e em outras áreas do clube, principalmente no marketing. Outros pedidos passaram pela contratação de um coordenador técnico, pela reforma do Morumbi e pela volta da venda de ingressos de arquibancada nas bilheterias, algo vetado pelo Ministério Público.
Confira abaixo a lista de temas apresentados e debatidos pela comissão de torcedores com a diretoria do São Paulo:
“1) Estatuto
– Deve ser utilizado da melhor maneira possível, com contratação de profissionais com notável saber em suas especialidades, colocando metas a serem atingidas para cada diretor remunerado, tratando o futebol de forma profissional.
– Respeitar a profissionalização dos cargos diretivos, deixando de lado nomeações pessoas e políticas. O SPFC não pode ser utilizado para benefícios pessoais e políticos.
– Abertura de votos para sócios e não apenas para conselheiros.
2 ) Transparência no departamento financeiro
– Divulgação trimestral de todas as contas do clube, de maneira transparente e de fácil visualização por parte do torcedor, aumentando a confiabilidade da diretoria junto ao torcedor e, principalmente, aos investidores que queiram formalizar parceiros com o clube.
– Queremos saber em detalhes a destinação dos R$ 170.000.000,00 em vendas realizadas esse ano.
– Quanto da dívida foi abatida com essas receitas e quanto é a dívida atual.
3) Marketing e estratégias inteligentes
– Entendemos que a terceirização do departamento de marketing é o caminho, com metas a serem buscadas e resultados alcançados.
– Não podemos aceitar um diretor ou gerente que não seja referência no mercado e muito menos amadores gerindo esse departamento, com salários de profissionais de ponta.
– O plano de Sócios Torcedores está abandonado e os benefícios quase não existem, sendo uma forte ferramenta de receita do clube. Qual o projeto para o próximo ano?
– Busca por melhores patrocínios e valorização da marca, pois somos a terceira torcida do Brasil em quantidade de pessoas e a primeira no quesito apoio ao time.
– Manutenção de ingressos a preços mais acessíveis, para fortalecermos o novo modelo de torcida que conseguimos implantar nesse ano.
– Tentativa junto ao Ministério Público da volta de venda de ingressos de arquibancada nas bilheterias, pelo menos para os setores mais populares, mesclando a venda online e a venda na bilheteria.
– Aumentar o tempo de permanência do torcedor dentro do estádio (antes e depois da partida), com tudo o que o Morumbi possa oferecer, transformando a partida em um grande evento.
– Aumentar o número de lojas e serviços dentro do Morumbi, com maior quantidade de produtos oficiais ou licenciados pelo clube, para que tenhamos uma fidelização da marca e um ótimo retorno financeiro. Hoje quase não vemos no mercado produtos oficiais do São Paulo Futebol Clube.
– Diversificar as praças de alimentação no estádio, com mais variedades e opções.
– Reforma parcial do Morumbi (cobertura e aproximação do campo).
4 ) Contratações
– Contratação de laterais.
– Contratação de 1 goleiro, para que ocorra uma concorrência saudável com o atual titular.
– Contratação de mais um meio campista, visto que Cueva servirá a seleção de seu país.
– Contratação de mais dois atacantes.
– Contratação de dois jogadores de renome, como Lucas Moura e Alexandre Pato.
– Manutenção dos principais jogadores (Sidão, Arboleda, Rodrigo Caio, Militão, Jucilei, Hernanes, Petros, Pratto e Marcos Guilherme).
5) Embaixadas são-paulinas
– Aprovação e efetivação das embaixadas são-paulinas em outros estados.
– Aprovação do projeto “Embaixadas”, buscando fomentar/fortalecer a torcida são-paulina fora do estado de SP, com incrível potencial de ganho atra´ves dessa fomentação da marca São Paulo Futebol Clube, Sócio Torcedor, além de servir de base de apoio do clube.
6) Situações futuras envolvendo Diego Lugano e Kaká
– Que seja feito um acordo com esses ídolos, levando em conta a consideração à imagem deles perante à torcida e o benefício que o clube possa ter com isso (tanto técnico, como financeiro).
7) Utilização da base de Cotia
– Melhor organização sobre vendas prematuras e sem sentido (observar o lado técnico do jogador e seu possível futuro no clube).
– Além do aspecto financeiro que Cotia nos rende, temos que ter em mente a questão técnica e os títulos que essas joias podem nos trazer. O equilíbrio é fundamental, algo não demonstrado esse ano.
– Retorno e reavaliações de jogadores emprestados.
– Estreitar a relação Barra Funda/Cotia.
– Empréstimos de jogadores para outros times com o intuito de aprimoramento técnico dos mesmos, bem como, diminuição de custos salariais ao São Paulo Futebol Clube.
8) Alterações no departamento de futebol
– Contratação de um gestor ou superintendente de futebol
– Contratação de um coordenador técnico, com capacitação profissional que o cargo exige
– Sugestões de nomes que poderiam compor esses cargos: Leonardo, Lugano, Pintado, Raí e Muricy.
9) Planejamento para 2018
– Manutenção da equipe titular e comissão técnica.
– Contratações pontuais como supracitados no tópico 1
– Utilização da base como supracitado no tópico 6
– Respeitar o torcedor e expor a situação financeira com frequência
– Queremos transparência na gestão
Presidente, iremos monitorar todas essas solicitações e queremos um retorno de todos os itens. Não deixaremos isso ser engavetado e não mais permitiremos amadorismo no SPFC. Chega de lutarmos na parte de baixo da tabela. Queremos e exigiremos títulos!”
se eh pra fazer esforço descomunal pra trazer alguém, que seja o CALLERI…bando de imbecis.