GloboEsporte.com
Tricolor começa mal, troca de técnico, mas renasce com a chegada de Hernanes, o craque da temporada.
Decepção e sufoco. Essas duas palavras definem bem o desempenho do São Paulo no Campeonato Brasileiro. A equipe sofreu com as mudanças no elenco, trocou de treinador durante a competição e lutou quase que o tempo todo contra o rebaixamento. Por 14 rodadas, o Tricolor esteve no grupo das piores equipes da competição.
A salvação só veio nas rodadas finais do segundo turno, muito por causa do Profeta Hernanes, que chegou no meio do junho e foi o pilar da reação da equipe. O São Paulo terminou sua participação na 13ª colocação, a pior na era dos pontos corridos.
Quem foi o melhor jogador da temporada? E o pior? Qual foi o melhor e o pior jogo? E a revelação? O GloboEsporte.com analisa o 2017 do São Paulo no Brasileirão:
Melhor jogo
São Paulo 2 x 1 Santos – 28/10/2017 – 31ª rodada
No Pacaembu lotado e comandado por Hernanes, que deu duas brilhantes assistências, o São Paulo começou o clássico como um rolo compressor e, com 21 minutos, já vencia por 2 a 0, gols de Marcos Guilherme e Cueva. O Peixe diminuiu com Alison, mas o Tricolor manteve o controle da partida. No segundo tempo, poderia ter marcado o terceiro gol com Petros que, após mais um passe de Hernanes, acertou a trave esquerda de Vanderlei.
Com Rogério Ceni, o time também se destacou em um clássico, contra o Palmeiras, no Morumbi, pela terceira rodada. A vitória foi por 2 a 0, gols marcados por Lucas Pratto e Luiz Araújo.
Vitória épica
Botafogo 3 x 4 São Paulo – 29/07/17 – 17ª rodada
Dorival Júnior tinha apenas 15 dias no comando da equipe, que foi até o Rio enfrentar o rival comandado por Jair Ventura. O Tricolor saiu na frente com um gol de Cueva, mas levou a virada com dois gols de Marcos Vinícius. A equipe paulista teve a chance do empate, mas Cueva perdeu um pênalti. Na sequência, o Fogão fez o terceiro com Guilherme.
Faltando oito minutos, o São Paulo conseguiu o que parecia impossível e chegou aos 4 a 3, com gols de estreantes: um de Hernanes e dois de Marcos Guilherme.
O adeus, parte 1
Dia 2 de julho de 2017. O São Paulo perdeu para o Flamengo por 2 a 0, no Ninho do Urubu e, pela primeira vez no Campeonato Brasileiro, entrava na zona de rebaixamento. O resultado decretou a demissão de Rogério Ceni com apenas seis meses de trabalho. O ex-goleiro havia iniciado sua aventura no comando da equipe no orneio da Flórida. Mas as eliminações no Campeonato Paulista, na Copa do Brasil e na Copa Sul-Americana acabaram minando o seu trabalho.
Pior jogo
Fluminense 3 x 1 São Paulo – 18/10/17 – 29ª rodada
Quatro dias após conseguir uma grande vitória sobre o Atlético-PR, no Pacaembu, por 2 a 1, o Sâo Paulo voltou a campo, desta vez para enfrentar o Fluminense no Maracanã. Os titulares eram os mesmos e a expectativa era a melhor possível. Mas a equipe esteve irreconhecível. Com 23 minutos, já perdia por 2 a 0, gols de Henrique Dourado e Sornoza. No segundo tempo, Robinho fez o terceiro, e Shaylon, perto do fim, descontou.