“Rapa” em Stoichkov e título: Ronaldão relembra o Mundial de 92 pelo São Paulo

Tricolor comemorou 25 anos da conquista no Japão nesta quarta-feira

584

Dia 13 de dezembro de 1992. Com uma atuação de encher os olhos, o São Paulo venceu o poderoso Barcelona por 2 a 1, em Tóquio, e conquistou o seu primeiro Mundial de Clubes. Vinte e cinco anos depois, o ex-zagueiro Ronaldão relembra a partida e o time dirigido por Telê Santana que encantou o planeta.

– Sem dúvida, a conquista teve um sabor especial. Tratavam o São Paulo como zebra. Muita gente não acreditava na gente. Deixamos muitas pessoas de queixo caído. Jogamos contra o poderoso Barcelona e fomos senhores da partida – afirmou o defensor, em entrevista ao GloboEsporte.com.

Na partida disputada no estádio Nacional de Tóquio, Ronaldão teve excelente atuação. No primeiro tempo, uma jogada dele ficou marcada. Em disputa de bola pelo lado esquerdo, ele deu o famoso “rapa” em Stoichkov, principal jogador e que havia marcado o gol dos catalães. Coincidência ou não, depois daquela jogada, o búlgaro praticamente não pegou na bola. Relembre abaixo:

Publicidade

Carrinho de Ronaldão em Stoichkov (Foto: Reprodução)

– Foi um lance de bola dividida, o juiz nem deu falta. Stoichkov veio, e eu dei uma chegada na bola. Ele caiu de maneira um pouco esquisita. Senti que era preciso minimizar os espaços para ele – afirmou Ronaldão.

O zagueiro lembra que a equipe demorou para engrenar na partida e acabou ficando em desvantagem no placar. Raí, ainda no primeiro tempo, deixou tudo igual após brilhante jogada de Muller. No segundo tempo, o mesmo Raí, em cobrança de falta perfeita, colocou a bola no ângulo de Zubizarreta e marcou o gol que garantiria o título.

– Começamos a partida de maneira apática e tomamos o gol. Mas nosso treinador sempre falou que tínhamos de jogar futebol, independentemente do adversário. Foi um grande jogo porque envolvia duas equipes que tocavam muito a bola, com qualidade.

Ronaldão e jogadores do São Paulo durante o Mundial de 92 (Foto: São Paulo FC)
Ronaldão e jogadores do São Paulo durante o Mundial de 92 (Foto: São Paulo FC)

O defensor, que fez parte do grupo que conquistou a Copa do Mundo de 1994, nos Estados Unidos, exalta o técnico Telê Santana, um dos principais destaques das conquistas tricolores na década de 90.

– Ele era quem comandava, quem dava a última palavra. Ele conseguia sempre arrancar o melhor de todo mundo. Tecnicamente, muitos jogadores cresceram sob seu comando – disse.

Ronaldão chegou ao São Paulo em 1986 e permaneceu até 1993. Ele disputou 300 partidas e marcou três gols. Conquistou quatro títulos paulistas (1987, 1989, 1991 e 1992), dois brasileiros (1986 e 1991), duas Libertadores (1992 e 1993), dois mundiais interclubes (1992 e 1993), uma Recopa Sul-Americana (1993) e uma Supercopa da Libertadores (1993).