Reforços? Saídas? Veja o status do elenco do São Paulo para 2018

21427

GloboEsporte.com – Marcelo Prado

Passado o susto no Campeonato Brasileiro, em que passou 14 rodadas dentro do Z-4 antes de se salvar do rebaixamento, o São Paulo planeja a temporada 2018 e quer voltar a brigar por títulos.

O ex-jogador e ídolo Raí, que assumiu na semana passada o cargo de diretor executivo de futebol do clube, já tem conversas com o técnico Dorival Júnior para definir quais as carências do elenco.

Ele busca reforços: atualmente, os nomes mais falados são o do goleiro Jean, o do atacante Gabriel e os dos meias Gustavo Scarpa e Diego Souza. Na lateral esquerda, Reinaldo volta da Chapecoense.

Publicidade

E o elenco atual? O GloboEsporte.com faz uma análise dos jogadores que terminaram a temporada no clube.

Veja abaixo como deve ficar a equipe tricolor para 2018:

Garantidos

A novidade da semana é a permanência do volante Jucilei, que acertou na sexta-feira um contrato de quatro anos. No gol, Sidão é o único garantido – Denis já saiu, e Renan Ribeiro está em fim de contrato. No ataque, ao lado dos titulares Pratto e Marcos Guilherme, o jovem Brenner, de 17 anos, desponta como aposta.

Jucilei (à dir.) e Petros: dupla de volantes está garantida em 2018 (Foto: Érico Leonan/saopaulofc.net)

Jucilei (à dir.) e Petros: dupla de volantes está garantida em 2018 (Foto: Érico Leonan/saopaulofc.net)

No meio, Hernanes e Cueva começarão a temporada no time titular, sem dúvida, mas a situação pode mudar no segundo semestre. O Profeta está emprestado pelo Hebei Fortune, da China, até 30 de junho. O peruano, por sua vez, pode se destacar com sua seleção na vitrine da Copa do Mundo e receber propostas da Europa.

  • Goleiro: Sidão
  • Laterais: Reinaldo, Edimar e Bruno
  • Zagueiros: Arboleda, Bruno Alves e Aderllan
  • Volantes: Petros, Jucilei, Éder Militão e Araruna
  • Meias: Hernanes, Cueva, Gómez e Shaylon
  • Atacantes: Pratto, Marcos Guilherme, Maicosuel, Brenner e Morato

Podem sair

A cada abertura da janela europeia, o nome do zagueiro Rodrigo Caio é comentado – e não deve ser diferente agora. No meio, Thomaz interessa à Universidad de Chile, que disputa a Libertadores, e Lucas Fernandespode ser envolvido numa troca com Gustavo Scarpa, do Fluminense.

Rodrigo Caio pode deixar o São Paulo na janela de transferências (Foto: Érico Leonan/saopaulofc.net)

Rodrigo Caio pode deixar o São Paulo na janela de transferências (Foto: Érico Leonan/saopaulofc.net)

Nas laterais, Buffarini, que terminou o ano encostado, tem chance de voltar para a Argentina – Boca Juniors ou River Plate? Júnior Tavares, que quase foi para o Corinthians, continua aberto ao mercado após a renovações de Reinaldo e Edimar.

No gol, Renan Ribeiro tem contrato até maio, mas pode sair antes se receber proposta, e Lucas Perri, de 20 anos, interessa ao Vila Nova.

  • Goleiros: Renan Ribeiro e Lucas Perri
  • Laterais: Buffarini e Júnior Tavares
  • Zagueiro: Rodrigo Caio
  • Meias: Thomaz e Lucas Fernandes

Não vão ficar

Vários jogadores já deixaram o clube: o goleiro Denis (que sai após nove anos e 173 jogos disputados) e os atacantes Marcinho, Denilson e Gilberto (vice-artilheiro do time na temporada, com 13 gols), dispensados na reta final do Brasileirão.

O zagueiro e ídolo Lugano ficou sem contrato e não joga mais no Morumbi. No entanto, o uruguaio de 37 anos recebeu um convite para mudar de função e ainda precisa decidir se fica no clube ou continua atuando em outro lugar.

  • Goleiro: Denis
  • Zagueiro: Lugano
  • Atacantes: Marcinho, Denilson e Gilberto
Denis deixa o São Paulo após nove anos (Foto: Marcos Riboli)

Denis deixa o São Paulo após nove anos (Foto: Marcos Riboli)

Necessidades

Na defesa, a lateral direita é uma prioridade porque Buffarini não agradou, e Bruno sofreu com lesões. A ideia é reforçar o setor para que Éder Militão seja usado no meio-campo, onde rende melhor. Na zaga, o clube está atento porque pode perder Rodrigo Caio.

O meio-campo, a princípio, não tem necessidades urgentes. Mesmo assim, o clube quer se antecipar ao que pode acontecer no meio do ano. Isso porque Hernanes fica sem contrato, e Cueva pode ser negociado após a disputa da Copa do Mundo.

Um atacante de velocidade foi desejado pelo São Paulo durante todo o ano. No elenco que começa 2018, há três peças com essas características: Marcos Guilherme, Morato e Maicosuel. Dentro da área, como Gilberto saiu, a ideia é buscar uma alternativa a Lucas Pratto. Isso, claro, sem tirar o espaço do garoto Brenner, destaque nas rodadas finais do Brasileirão.