Por CONMEBOL / www.conmebol.com
O Rosario Central será o adversário do Tricolor na primeira fase da Sul-Americana de 2018. Nesta quarta-feira (20), no Paraguai, a Conmebol realizou o sorteio da primeira fase da competição, que definiu os confrontos e a ordem dos mandos de campo: a primeira partida será na Argentina.
Assim como na edição anterior, os clubes do mesmo país não se enfrentam no início do torneio continental. Desta forma, as equipes foram divididas em potes entre Zonas Sul e Norte da América: o Brasil estava no grupo Norte, junto com Colômbia, Equador, Peru e Venezuela.
Sendo assim, os times brasileiros só podiam enfrentar equipes da Argentina, Bolívia, Chile, Paraguai e Uruguai. Além do São Paulo, o Brasil foi representado por outros cinco clubes: Atlético-MG, Atlético-PR, Bahia, Botafogo e Fluminense.
Os 44 clubes, de dez países, vão se enfrentar em jogos de ida e volta no sistema de mata-mata. Já na segunda fase, além das 22 equipes que se classificarem, dez times vindos da Libertadores da América integrarão a Sul-Americana – os terceiros colocados na fase de grupos e os dois eliminados com melhor campanha na pré-Libertadores.
Dessa forma, 32 times disputam a segunda fase, e daí em diante os times vão se enfrentando em mais cinco fases no sistema de mata-mata, até que seja conhecido o campeão. Além de sortear os jogos da primeira fase da Sul-Americana 2017, a Conmebol também divulgou o regulamento e as datas da competição, que começa a ser disputada em fevereiro e só termina em dezembro.
Campeão em 2012, o Tricolor busca o bicampeonato Sul-Americana. Vale destacar que a equipe vitoriosa garantirá uma vaga na Libertadores da América de 2019 e disputará a Copa Suruga de 2019, diante do vencedor japonês, além de encarar o campeão da Libertadores deste ano na Recopa Sul-Americana do próximo ano.