GloboEsporte.com
Marcelo Hazan
Diante de um bom futebol dos garotos, técnico pode preencher lugares no elenco
Dorival Júnior ganhou três reforços até agora no São Paulo: Diego Souza, Anderson Martins e Jean. Isso sem contar Jucilei, Edimar (antes emprestados e agora contratados), Reinaldo e Hudson (dupla que retornou de empréstimo).
O Tricolor segue no mercado, atrás de um ou dois atacantes, nas palavras do próprio técnico. Mas não está descartado que garotos da base ocupem um lugar originalmente pensado para reforços.
– Eles estão tendo essa oportunidade. Aguardaram e se prepararam muito. Esperamo que realmente, iniciando ou entrando, possam ocupar essa condição que fica em aberto. Dando uma resposta, é natural que acabem ocupando um espaço que de repente poderia vir a ser ocupado por uma contratação – diz Dorival Júnior.
No total, o técnico do São Paulo disse contar atualmente com 16 jogadores de Cotia no elenco profissional:
Goleiros: Lucas Perri e Lucas Paes
Zagueiros: Rodrigo Caio, Rony e Éder Militão
Laterais: Júnior Tavares
Meio-campistas: Shaylon, Pedro Augusto, Lucas Fernandes, Araruna e Gabriel Sara
Atacantes: Caique, Bissoli, Brenner, Paulo Bóia e Marquinhos Cipriano
– Deixo uma coisa bem clara: a real formação acontece nas categorias de base. Os treinadores do principal só dão a oportunidade de o atleta aparecer – afirma Dorival.
Há ainda a possibilidade de jogadores que disputam a Copa SP de Futebol Júnior serem promovidos depois da disputa da competição – o São Paulo enfrenta o Cruzeiro nesta segunda-feira, às 20h, em Ribeirão Preto, pelas oitavas de final.
– Espero realmente que esses jogadores possam aproveitar as oportunidades que com certeza terão pela frente. Esse é um tipo de trabalho que acredito muito e que me acompanha desde o meu primeiro time. Na minha carreira, se tem um ponto que vejo como diferencial que chame atenção é justamente ter a sensibilidade de mesclar esse garotos que iniciam com os que tem uma certa rodagem – completa Dorival.
No Paulistão, que começa na quarta-feira, cada time poderá inscrever uma lista ilimitada de jogadores da base – seguindo algumas regras da Federação Paulista – além dos 26 nomes da relação principal.