Entenda por que o clima de pressão ronda o São Paulo tão cedo em 2018

1435

GloboEsporte.com

Leandro Canônico

Tricolor tem sequência que se tornou decisiva depois de uma derrota e um empate no Paulistão

Entenda por que o clima de pressão ronda o São Paulo tão cedo em 2018

O São Paulo ainda sofre com a sombra da péssima temporada que fez em 2017. As feridas que a luta contra o rebaixamento no Brasileirão deixou continuam abertas. A derrota para o São Bento e o empate com o Novorizontino, nas duas primeiras rodadas do Paulistão, só fizeram isso ficar mais evidente.

Embora seja cedo para um time ficar sob pressão, o cenário que o São Paulo terá pela frente é decisivo. Na quarta-feira, encara o Mirassol, fora de casa, e no sábado, também como visitante, tem clássico contra o Corinthians, no Pacaembu. Na outra quarta-feira, dia 31, jogo eliminatório diante do Madureira, pela Copa do Brasil.

Publicidade

Essa sequência pode fazer o Tricolor embalar ou aumentar a cobrança que já existiu no primeiro jogo da equipe no Morumbi. Antes do duelo contra o Novorizontino, um grupo de torcedores protestou contra a diretoria. Depois do empate sem gols e de uma atuação abaixo da esperada, os torcedores vaiaram a equipe.

Dorival Júnior lamenta empate contra o Novorizontino (Foto: Marcello Fim/Raw Image/Estadão Conteúdo)

Dorival Júnior lamenta empate contra o Novorizontino (Foto: Marcello Fim/Raw Image/Estadão Conteúdo)

Veja abaixo alguns motivos que fazem o clima de pressão rondar o Tricolor:

A saída de Hernanes

O Profeta, contratado em julho do ano passado, foi o salvador do São Paulo em 2017. Hernanes brilhou com a camisa do Tricolor e virou o símbolo vitorioso da luta contra o rebaixamento. Só que no começo de janeiro, o Hebei Fortune, da China, pediu o seu retorno imediato. A cláusula que dava esse direito ao time chinês não tinha sido divulgada pelo clube brasileiro quando o acordo até junho de 2018 foi anunciado.

Novela Scarpa

Depois de muita negociação, o São Paulo perdeu Gustavo Scarpa para o Palmeiras. A contratação do meia era esperada pela torcida. O Tricolor correu por fora quando o Corinthians também estava na disputa. Mas depois chegou a tomar a dianteira. No fim, não conseguiu vencer o poder econômico do rival alviverde.

Cinco anos sem títulos

Quanto mais o tempo passa, maior é a cobrança do torcedor por títulos. A última taça levantada pelo São Paulo foi em dezembro de 2012, quando conquistou a Copa Sul-Americana. Depois disso, o Tricolor alternou altos e baixos e não conseguiu repetir temporadas gloriosas como as que a torcida se acostumou.

Os rivais estão em melhor momento

A temporada está só começando, é verdade, mas, nos últimos anos, os principais adversários do São Paulo tiveram maior destaque. De 2012 pra cá, o Corinthians ganhou dois brasileiros, dois paulistas e uma Recopa; o Palmeiras foi campeão da Copa do Brasil e do Brasileirão; e o Santos levantou dois estaduais.

2 COMENTÁRIOS

  1. O SPFC vem ladeira abaixo desde que houve a mudança no estatuto promovida pelo JJ, vale lembrar que o atual presidente teve 124 votos. Pergunta: esses conselheiros que elegeram o Leco tem algum compromisso com o São Paulo Futebol Clube? A resposta é óbvia.

  2. O que não dá para entender no Tricolor é a permanência da Diretoria de Velhos inuteis e incompetentes, que tem o cargo muito bem remunerado e não fazem nada para o crescimento do nosso São Paulo. O Temer tinha que tomar como exemplo o São Paulo para não fazer a reforma na previdência, depois de uma certa idade o ser humano não tem mais condições de atuar com eficiência. Tem que mudar o estatuto e contratar pessoas com qualidades comprovadas e não por idade, até o médico é idoso.