O sucesso de David Neres na Europa não é surpresa para a torcida do São Paulo

1935

ESPNFC.com

Pedro Cuenca

Começo o texto deixando claro algo que para amigos e conhecidos eu nunca escondi: sou viúvo de David Neres no São Paulo. O atacante foi vendido em janeiro de 2017 por uma enorme quantia, de 15 milhões de euros, que prometia salvar os cofres do clube. De lá pra cá, muita coisa mudou, mas o que seria do time se a jovem promessa ainda estivesse por aqui sem sair de forma precipitada?

Em 30 de janeiro de 2017, David Neres foi vendido para o Ajax por aproximadamente R$ 50 milhões. As cifras impressionaram porque era um jovem de 19 anos que, apesar das inúmeras passagens pelas seleções de base e os títulos nas categorias menores de seu clube, mal havia atuado no profissional do São Paulo. A desculpa da diretoria tricolor era a de que o clube precisava acertar os cofres e que sua venda faria isso, salvando assim a saída de mais atletas. Mesmo assim, Luiz Araújo e Thiago Mendes saíram no meio da temporada. Pratto, comprado com parte desse dinheiro, também já se foi.

Publicidade

Neres teve poucas oportunidades no São Paulo porque sofreu com lesões na transição da base para a equipe profissional. Mesmo assim, entrou na reta final do Brasileirão de 2016, jogou muita bola, encantou a torcida e virou a esperança para 2017. Não chegou a vestir a camisa do clube no ano passado, pois estava disputando o Sul-Americano Sub-20 antes de ir para a Holanda. Para muitos, inclusive o autor desse texto, ficou um vazio enorme. Da ótima geração 96/97 do Tricolor, ele sempre foi o mais talentoso e a grande esperança da diretoria. Entrosado com os demais jogadores ofensivos que também subiram para o profissional, como Luiz Araújo e Lucas Fernandes, por exemplo, ele poderia ter rendido muito mais. No momento de aperto, porém, foi o primeiro a sair.

 

Rubens Chiri / São Paulo FC

Rubens Chiri / São Paulo FC
A cena que todo são-paulino queria ter visto em 2017…