São Paulo: ainda é cedo para se desesperar

1279

ESPNFC.com

Pedro Cuenca

Ninguém gosta de perder, claro. Mesmo assim, a saga recente do são-paulino é ver, ano após ano, a equipe perdendo. Já nos acostumamos, sim, mas continua chato. A derrota por 2 a 0 para o São Bento na estreia do Campeonato Paulista, no entanto, não foi o fim do mundo. O ano está começando, vamos ter calma. Sim, sou eu mesmo pedindo para que pensem antes das cornetas soarem como muito vi em redes sociais e grupos de Whatsapp, inclusive com críticas exageradas a Raí e Ricardo Rocha.

Estamos ainda no dia 17 de janeiro. O elenco se reapresentou há exatas duas semanas, no dia 3, isso sem contar que contratações e vendas foram feitas nesse período, então peças foram modificadas ao longo do tempo. Normal. Por incrível que pareça, o Campeonato Paulista já começou, mas os clubes grandes ainda estão em pré-temporada, tentando iniciar os trabalhos porque novamente foram coniventes com um calendário esdrúxulo em ano de Copa do Mundo. O São Bento, porém, já trabalha desde novembro, quando terminou sua participação na Série C. Percebem a diferença?

Publicidade

Vale dizer que o São Bento não é assim tão ruim só porque não conhecemos grande parte dos atletas. No ano passado, a equipe subiu para a Série B, então tem lá seu potencial para complicar jogos grandes. Em campo, na estreia do Paulistão, jogou de forma organizada e basicamente explorou os muitos erros de um Tricolor desfigurado. Não é motivo para pânico, vejam só.

 

Gazeta Press

Gazeta Press
Nada deu certo para o São Paulo na estreia do Paulistão

 

É sempre importante lembrar que o São Paulo entrou em campo com apenas UM jogador que terminou 2017 como titular: o goleiro Sidão. De resto, muitos reservas, jogadores que estavam voltando de lesão ou outros clubes e, por fim, a interessante experiência com os jogadores da base. Por anos a torcida são-paulina cobra uma maior utilização dos atletas mais novos do clube. Quando alguém decide tirar a ideia do papel e fazer isso, as cornetas imediatamente soam no Morumbi. Assim fica difícil, né?

Foi bacana ver os meninos da base em campo. É preciso dar tempo a eles, pois a grande maioria estava fazendo a estreia no profissional somente agora. Além disso, foi pouco tempo para que eles absorvessem todas as ideias do treinador e colocassem em prática tudo que foi treinado. No momento de transição desses garotos da base para o profissional, seria mais bacana se a torcida abraçasse a ideia e apoiasse a iniciativa de Dorival já que muitos desses atletas podem ser ídolos no futuro se forem devidamente lapidados. Além disso, ainda esse mês teremos clássico e estreia em jogo único na Copa do Brasil, então poupar os titulares é uma ideia interessante.

Se eu tivesse que fazer uma corneta sobre o jogo, seria para o técnico. Dorival, já entendemos que você gosta quando o time tem a posse da bola e quando a trabalha corretamente até chegar na área adversária, mas desde o ano passado você não entendeu que só faz gol quem chuta, então não coloque minhocas nas cabeças desses meninos da base e deixe que eles arrisquem mais finalizações, pois contra o São Bento isso não aconteceu.

Não há motivo, por enquanto, para desespero no Morumbi. Um jogo, uma derrota, isso acontece. Agora é continuar experimentando esses atletas e buscar vitórias, principalmente se utilizando do Morumbi. Afinal, sinceramente, não seremos campeões paulista, mas também não acredito que brigaremos para cair no estadual.

8 COMENTÁRIOS

  1. A torcida do SP não tem mais paciência e eles sabem disso! Uma derrota é o quanto basta.

    Colocar os Danoninhos pra resolver os nossos problemas é loucura, eles nem conseguem ganhar a Copinha, quanto mais levantar um time que já vem desgastado de promessas e poucas contratações que deram resultados.

    Queremos um time sério, que produz jogadas e inflame a torcida.
    Conversas e promessas NÃO TEMOS MAIS PACIÊNCIA, ESTAMOS CANSADOS DE CHACOTAS.

  2. Parece que ninguém quer ver o buraco que estamos nos enfiando. Nosso elenco era ruim no ano passado, perdemos 2 jogadores importantes, contratamos uma incógnita (Diego Souza), inchamos o elenco com um monte de garotos que não sabemos se são de qualidade e pedem calma, paciência, querem tempo, brincadeira.
    Não temos padrão de jogo, um camisa nove, um lateral direito, um atacante de qualidade comprovada e pedem calma. Gente ano passado foi péssimo e 2018 promete ser pior

  3. Eu acho que foi um erro do Dorival, tinha que por no minimo um time misto com a maioria dos titulares e alguns garotos da base ou recém contratados. Agora foi uma loucura jogar com 2 laterais esquerdo, sem centro avante e meia armador.

  4. Há algo de muito, muito errado no São Paulo. Ano após ano, desde a venda do Lucas, para que tenhamos um marco inicial, muito se vende e o time está cada vez mais na pindaíba. Será que todo o dito investimento na base vale tanto a pena quanto se vem professando? Enfim, Raí e Ricardo Rocha não fazem milagres…