GloboEsporte.com
Leandro Canônico
Tricolor jogou melhor com ataque mais veloz diante do CRB; veja o que vem pela frente agora.
O São Paulo jogou como Dorival Júnior gosta na vitória por 2 a 0 sobre o CRB, no Morumbi, no jogo de ida da terceira fase da Copa do Brasil: com um ataque leve, rápido e eficiente. Os dois gols foram frutos de jogadas que a comissão técnica treina à exaustão, por sinal. Avanço até a linha de fundo e toque para o meio da área, como no gol de Valdívia, e tabela com infiltração na grande área, como na jogada que terminou com o gol de Éder Militão.
Mas o maior mérito do São Paulo no jogo foi não sucumbir à pressão psicológica que ronda o time nesta temporada. E olha que Cueva desperdiçou um pênalti logo aos 8 minutos do primeiro tempo. O peruano, ponto focal da habilidade e criatividade do Tricolor, também não desanimou, apesar de ter perdido penalidade também na derrota por 2 a 1 para o Ituano. Ele continou de cabeça em pé na busca de um futebol mais vistoso para os donos da casa. E deu certo.
Com Marcos Guilherme e Valdívia pelas pontas e Brenner centralizado, Cueva teve mais opções de passes e pode ajudar a criar mais oportunidades perigosas. O São Paulo dominou completamente o CRB na última quarta-feira. Só não fez mais gols porque uma falta de Cueva parou na trave, uma jogada de Hudson terminou mal finalizada, um toque de Valdívia para Diego Souza poderia ter sido um chute, um arremate de Brenner parou na zaga adversária…
Sob intensa pressão da diretoria e da torcida, Dorival Júnior, enfim, fez o que deveria ter feito desde o começo da temporada: escalar o time de acordo com suas convicções. Nenê e Diego Souza no banco de reservas é um bom exemplo disso. Os dois, porém, entraram no segundo tempo. Ambos foram elogiados pelo técnico por aceitarem bem a mudança. Até quando? Não dá para saber.
Dando sequência à temporada, o jogo de volta contra o CRB, pela terceira fase da Copa do Brasil, será no dia 14 de março, no Rei Pelé, em Maceió. Antes disso, o Tricolor tem os três jogos que encerram a fase de classificação do Campeonato Paulista. Veja abaixo a sequência:
- 4/3 – 19h30 – Linense x São Paulo
- 8/3 – 20h30 – Palmeiras x São Paulo
- 11/3 – 17h – São Paulo x RB Brasil
Dorival Júnior, aliás, avisou em sua entrevista após a partida contra o CRB que as pessoas podem se surpreender com o São Paulo em breve. Para acalmar (ou até acabar) com a pressão existente, esse parece ser o único caminho possível. A começar pela partida contra o Linense. Um tropeço está fora de cogitação, principalmente depois de três jogos sem vencer no estadual.
Contra o Palmeiras, o maior desafio dessa trinca, evitar uma derrota no estádio do rival, no qual o São Paulo fez cinco jogos e perdeu todos. E diante do RB Brasil é o jogo para recuperar de vez o apoio da torcida no Morumbi e embalar para o mata-mata do Paulistão. Dorival, portanto, vai precisar manter a velocidade do ataque do Tricolor. E controlar os medalhões no banco.