São Paulo e Corinthians iniciam disputa de vaga na final com tabu e supremacia

228

UOL

Bruno Grossi e Diego Salgado

  • Daniel Vorley/AGIF

    Gabriel e Jucilei em ação em clássico disputado em janeiro: vitória corintiana por 2 a 1Gabriel e Jucilei em ação em clássico disputado em janeiro: vitória corintiana por 2 a 1

De um lado, um incômodo tabu que pode entrar para a história de forma negativa e uma série de maus resultados em clássicos. Do outro, uma supremacia cada vez maior e um ótimo retrospecto diante dos maiores rivais a partir da temporada passada. Diante desse cenário, São Paulo e Corinthians abrem às 16h (de Brasília) deste domingo a disputa por uma vaga na final do Campeonato Paulista.

Depois de passar pelo São Caetano nas quartas de final, situação que era tratada como obrigação, o São Paulo tenta chegar à decisão do Estadual depois de 15 anos e evitar o maior jejum de título estadual desde a sua fundação. Para isso, o time terá de superar o péssimo desempenho mostrado nos últimos clássicos.

Publicidade

O Corinthians, por sua vez, será novamente colocado à prova em um momento decisivo – nas quartas, o time alvinegro eliminou o Bragantino. A equipe corintiana tem uma larga vantagem sobre o São Paulo em confrontos de mata-mata, além de ter vencido a maior parte dos clássicos após a chegada de Fábio Carille ao posto de treinador.

Flavio Florido/UOL

Corinthians levou a melhor na Recopa 2013

Os corintianos venceram nove dos 14 jogos contra os maiores rivais, com quatro empates e apenas um revés (diante do Santos, no segundo turno do Brasileirão passado) sob gestão de Carille. Os são-paulinos, em contrapartida, também em 14 duelos, perderam oito, com três empates e somente três vitórias.

Tabu e supremacia

A última final disputada pelo São Paulo foi no Paulistão de 2003. Em duas partidas contra o Corinthians, entretanto, os tricolores acabaram derrotados duas vezes por 3 a 2 no Morumbi. Já a última decisão com título foi a de 2000, também com dois confrontos no Morumbi, mas diante do Santos: vitória por 1 a 0 no primeiro jogo e empate em 2 a 2 no segundo – Rogério Ceni marcou gol histórico de falta.

Nesse período sem finais, duas edições do Paulistão foram disputadas em sistema de pontos corridos: 2005, última conquista do clube no torneio, e 2006, quando foi vice-campeão. Foram ainda três eliminações em quartas de final – 2004 para o São Caetano, 2014 para o Penapolense e 2016 para o Osasco Audax – e outras oito na fase semifinal.

Se não levar a taça desta temporada, aliás, o clube acumulará seu maior jejum na competição, superando os 13 anos entre 1957 e 1970, período marcado pela construção do estádio do Morumbi.

Ormuzd Alves/Folhapress

São Paulo foi campeão paulista em uma final pela última vez no ano de 2000

Atual campeão paulista, o Corinthians tem dominado o duelo nos últimos anos, aumentando a supremacia a cada ano. No século 21, por exemplo, o time alvinegro eliminou o São Paulo em todos os sete confrontos decisivos.

São eles: semifinais dos estaduais de 2009, 2013 e 2017 e da Copa do Brasil em 2002, e as decisões do Torneio Rio-São  Paulo de 2002, da Recopa Sul-americana em 2013 e do Paulistão em 2003. No total, contando duelos de mata-mata e jogos eliminatórios, o Corinthians levou a melhor sobre os são-paulinos em 15 oportunidades, contra apenas seis vitórias do clube tricolor.

FICHA TÉCNICA

SÃO PAULO x CORINTHIANS

Data: 25 de março de 2018, domingo
Horário: 16h (de Brasília)
Competição: Campeonato Paulista (ida da semiinal)
Local: Morumbi, em São Paulo (SP)
Árbitro: Raphael Claus
Assistentes: Emerson Augusto de Carvalho e Vitor Carmona Metestaine

SÃO PAULO: Jean, Militão, Arboleda, Bruno Alves e Reinaldo; Liziero, Jucilei e Nenê; Lucas Fernandes, Tréllez e Marcos Guilherme. Técnico: Diego Aguirre

CORINTHIANS: Cássio; Mantuan, Balbuena, Henrique e Sidcley; Ralf e Maycon; Mateus Vital, Rodriguinho e Clayson; Júnior Dutra. Técnico: Fábio Carille