Bastidores: entenda por que Diego Souza não saiu do São Paulo para o Vasco

2038

GloboEsporte.com

Marcelo Hazan

Vontade do jogador, além de ações de Raí e Diego Aguirre, contribuem para permanência.

Diego Souza ficou no São Paulo após nova investida do Vasco em uma negociação que esteve bem perto de ser fechada.

O modelo da transação (troca por Evander por empréstimo e pagamento de parte dos salários de Diego) não foi o único fator determinante na permanência do meia-atacante.

Publicidade

O GloboEsporte.com mostra abaixo os detalhes que fizeram a diretoria do Tricolor recuar e apostar na reação do jogador, contratado no início do ano por R$ 10 milhões.

A vontade e a postura de Diego Souza
Embora tenha existido uma conversa com o Vasco, permitida pelo São Paulo e também aberta porque o atleta era pouco usado, ao ser consultado sobre seu desejo para o futuro, Diego disse que queria ficar, mesma vontade da diretoria. A forma como o jogador conduziu esse processo durante a negociação é elogiada. A adaptação da família à capital paulista também influenciou.

A ação de Raí
Em meio ao avanço da negociação, o executivo de futebol questionou Diego Souza sobre se havia algo que o incomodava, que não o faria querer permanecer. A resposta foi “não”.

Mas Diego Souza também disse que queria se sentir parte dos planos e por dentro do que o São Paulo pensava sobre ele. O atleta colocou seu ponto de vista e explicou o que incomodava. A atuação “olho no olho” de Raí, similar ao episódio envolvendo Cueva, com problemas fora de campo no início do ano, teve efeito.

A transparência de Diego Aguirre
Diego Souza participou de quatro dos nove jogos sob o comando de Aguirre. O atleta sequer foi relacionado para algumas partidas. Em um desses momentos, o uruguaio conversou de forma transparente com o jogador e explicou os motivos pelos quais ele estava fora, seja por falta de intensidade ou algum erro específico. O meia-atacante entendeu e gostou da postura do técnico de explicar o problema com uma conversa cara a cara, sem “fritar” o jogador.

Aguirre sabe da capacidade técnica e quer Diego Souza no time, desde que ele entenda o que o comandante pensa para o jogo e haja mais dedicação. Por outro lado, o uruguaio também entende que o meia-atacante não vai atuar como Tréllez, com características de velocidade e marcação forte para pressionar a saída de bola rival no ataque.

O ambiente positivo e o profissionalismo
Não há relatos de atos de indisciplina de Diego Souza, como atraso ou falta a treinos. Há, sim, a contestação sobre a intensidade do jogador em alguns momentos. Nos bastidores também não se fala de uma eventual desavença com companheiros ou clima ruim. Rodrigo Caio e Nenê, jogadores mais próximos, costumam dar força. O ambiente de Diego Souza dentro do elenco e com funcionários é bom. Mesmo sem espaço entre os titulares o atleta não criou problemas internos.

Atuação em clássico foi questionada

Um dos motivos para a perda de espaço de Diego Souza no São Paulo foi a atuação contra o rival Corinthians, na eliminação do time na semifinal do Paulistão, no dia 28 de março.

Na ocasião, Diego Souza entrou aos 26 minutos do segundo tempo e não conseguiu manter a intensidade de Tréllez.

A falha do São Paulo no lance do gol de Rodriguinho marcado aos 47 minutos do segundo tempo tem participação de Diego Souza .

Gol do Corinthians! Rodriguinho sobe mais que a defesa e marca, aos 47' do 2ºT

Gol do Corinthians! Rodriguinho sobe mais que a defesa e marca, aos 47′ do 2ºT

Pelo posicionamento acertado para as bolas paradas defensivas, Diego Souza seria um dos responsáveis por ocupar o espaço no qual o meia do rival sobe entre Éder Militão e Bruno Alves para cabecear .

O posicionamento da defesa do São Paulo e do ataque do Corinthians no gol de Rodriguinho

O posicionamento da defesa do São Paulo e do ataque do Corinthians no gol de Rodriguinho

Rodriguinho sobe entre Éder Militão e Bruno Alves, após a bola passar por cima de Diego Souza (Foto: Reprodução)

Rodriguinho sobe entre Éder Militão e Bruno Alves, após a bola passar por cima de Diego Souza (Foto: Reprodução)

Nos pênaltis, Diego Souza e Liziero erraram cobranças, e o São Paulo perdeu por 5 a 4. Na ocasião a torcida tricolor fez duras críticas ao meia-atacante.

Depois do clássico, o que aconteceu com Diego Souza:

  1. 04/04 – Reserva não usado na derrota por 2 a 1 para o Atlético-PR, na Arena da Baixada, pela Copa do Brasil.
  2. 12/04 – Não foi relacionado para o empate sem gols com o Rosario Central, na Argentina, pela Sul-Americana.
  3. 16/04 – Não foi relacionado para a vitória por 1 a 0 sobre o Paraná, no Morumbi, pelo Brasileirão.
  4. 19/04 – Entrou no segundo tempo do empate por 2 a 2 com o Atlético-PR, pela Copa do Brasil.
  5. 20/04 – Negociação com o Vasco voltou a ser uma possibilidade.
  6. 21/04 – Não foi relacionado para o empate sem gols com o Ceará, e a saída para o Vasco foi descartada.

Diego Souza em ação no duelo entre São Paulo e Atlético-PR (Foto: Marcos Ribolli)

Diego Souza em ação no duelo entre São Paulo e Atlético-PR (Foto: Marcos Ribolli)

E agora?

O São Paulo agora confia na volta por cima de Diego Souza. O clube vê um ambiente ideal e desafiador para o atleta depois da negociação encerrada com o Vasco.

O retorno ao time dependerá do desempenho nos treinos no dia a dia. Ele trabalhou com o grupo na quarta-feira.

O Tricolor crê em quatro pilares: vontade do jogador, bom ambiente no clube, profissionalismo no dia a dia e qualidade técnica para apostar em Diego Souza.

Agora, o jogador vive a expectativa ser convocado por Aguirre para o duelo com o Fluminense, domingo, às 16h, no Maracanã, pela terceira rodada do Brasileirão.

1 COMENTÁRIO