Zagueiro cai nas graças da torcida mesmo com o Tricolor em período turbulento
A prorrogação do contrato de Arboleda até junho de 2022 confirma a boa fase do zagueiro. Apesar de o São Paulo não viver um bom momento (são duas eliminações em quatro meses – Paulistão e Copa do Brasil), o equatoriano se firmou como um dos principais jogadores do setor.
Os números dele pelo Tricolor deixam isso mais evidente. Desde que estreou, contra o Santos, em julho do ano passado, ele nunca foi substituído. Para ficar mais claro: todas as vezes que foi escalado, entrou em campo como titular e permaneceu até o apito final.
Antes de ser absoluto, porém, Arboleda chegou como mero desconhecido dos brasileiros, contratado do modesto Universidad Católica de Quito, do Equador. Vale ressaltar que, em seu país natal, o zagueiro já era reconhecido e convocado para a seleção equatoriana.
No São Paulo, Arboleda nunca saiu do banco para entrar em campo. Quando ficou nessa condição, o zagueiro permaneceu na reserva até o fim. Veja abaixo os números dele pelo Tricolor:
- 2017: 23 jogos – 2070 minutos (sem acréscimos) – três gols
- 2018: 14 jogos – 1260 minutos (sem acréscimos) – um gol
No ano passado, Arboleda perdeu apenas quatro jogos. E neste ano, depois de se apresentar com problema muscular no começo do ano, demorou a ficar à disposição. Perdeu ao todo 11 partidas, contando algumas em que foi poupado. Chamado de “Arbolenda” pela torcida, ele disse:
– Gosto do apelido (risos). Este carinho é sinônimo de felicidade, porque trabalho todos os dias para ajudar os meus companheiros – declarou ao site oficial do São Paulo.
Sobre a prorrogação do contrato, Arboleda falou:
– Cheguei com a mentalidade de trabalhar forte para conquistar títulos, e não mudarei isso. Não é porque assinei um novo contrato que vou relaxar. Vou me esforçar ainda mais para levar o São Paulo onde merece, que é no topo da tabela e na briga por troféus.
Poupado do primeiro jogo do Brasileirão, contra o Paraná, no Morumbi, Arboleda foi titular contra o Ceará, na segunda rodada, e será novamente contra o Fluminense, domingo, pela terceira etapa.
FONTE: GLOBOESPORTE.COM