Elogiado até na Seleção, zagueiro obriga equipe a repensar defesa titular
O São Paulo terminou 2017 abalado com a ameaça de rebaixamento constante durante o Campeonato Brasileiro, mas com algumas boas perspectivas para 2018. Uma delas era a dupla de zaga, formada por Arboleda, um dos reforços com melhor desempenho entre os 19 contratados na temporada passada, e Rodrigo Caio, veterano aos 24 anos e convocado para a seleção brasileira.
Em janeiro, a diretoria contratou Anderson Martins, ex-Vasco, negócio considerado excelente por ser um jogador desejado há tempos, e em boas condições financeiras. Só que um intruso resolveu bagunçar a disputar na defesa tricolor: Bruno Alves.
Outro contratado em 2017, a pedido de Dorival Júnior, o zagueiro ganhou mais chances do que se imaginava. Os motivos: as dores constantes na região dorsal de Anderson Martins, a lesão que adiou a estreia de Arboleda na temporada e a ida de Rodrigo Caio para a Seleção.
Só que a defesa do São Paulo é melhor com Bruno Alves do que sem ele. O jogador, que completará 27 anos no próximo dia 16, tem índices individuais e coletivos superiores aos dos concorrentes (veja abaixo). Tanto que no clássico contra o Santos, apesar da derrota por 1 a 0, ele recebeu elogios de Cléber Xavier, auxiliar de Tite que assistiu à partida no Morumbi.
Na derrota da semana passada por 2 a 1 para o Atlético-PR, Rodrigo Caio jogou muito mal e reacendeu a disputa na posição. Ele foi titular ao lado de Arboleda, numa reedição de 2017, e Bruno Alves ficou no banco de reservas.
Uma das opções que pode acomodar todo mundo é o início de uma transição para o esquema com três zagueiros. O técnico Diego Aguirre tem treinado essa variação e chegou a utilizá-la em alguns momentos da partida na Arena da Baixada, só que com Militão ao lado de Arboleda e Rodrigo Caio. Isso para não queimar uma substituição.
O São Paulo voltará a campo na quinta-feira, contra o Rosário Central, na estreia das equipes na Copa Sul-Americana. O jogo será na Argentina.
As duplas de zaga do São Paulo:
Rodrigo Caio e Arboleda
- 6 jogos
- 2 vitórias
- 1 empate
- 3 derrotas
- 6 gols sofridos
Rodrigo Caio e Bruno Alves
- 5 jogos
- 3 vitórias
- 1 empate
- 1 derrota
- 2 gols sofridos
Arboleda e Bruno Alves
- 4 jogos
- 2 vitórias
- 2 derrotas
- 2 gols sofridos
Rodrigo Caio e Anderson Martins
- 4 jogos
- 2 vitórias
- 1 empate
- 1 derrota
- 2 gols sofridos
O desempenho individual dos zagueiros:
Rodrigo Caio
- 15 jogos
- 7 vitórias
- 3 empates
- 5 derrotas
- 10 gols sofridos
Arboleda
- 11 jogos
- 5 vitórias
- 1 empate
- 5 derrotas
- 9 gols sofridos
Bruno Alves
- 9 jogos
- 5 vitórias
- 1 empate
- 3 derrotas
- 4 gols sofridos
Anderson Martins
- 4 jogos
- 2 vitórias
- 1 empate
- 1 derrota
- 2 gols sofridos
FONTE: GLOBOESPORTE.COM
O Idiota vai ler a matéria e sacar o Arboleda que é o nosso melhor zagueiro e colocar o Rodrigo Caio para jogar junto com o Bruno Alves.