Entre os clubes da Série A do Campeonato Brasileiro, só o Paraná está há mais tempo do que o São Paulo sem disputar uma final.
Em 2013, é bom ressaltar, o Tricolor foi derrotado pelo Corinthians na Recopa, um torneio que reúne apenas dois times, os campeões da Libertadores e da Sul-Americana. Não houve caminho anterior à decisão. As fases anteriores têm sido um tormento para o São Paulo.
A mais recente frustração foi nos pênaltis, na semifinal do Paulistão para o Corinthians. Foi a décima eliminação nessa fase do campeonato estadual, nas últimas 12 edições.
Ao ser apresentado como executivo de futebol do São Paulo, o ídolo Raí, especialista em disputar e vencer finais quando era jogador, disse que o clube precisava voltar a ser protagonista. Essa palavra também tem sido repetida com frequência por Diego Aguirre, que tem apenas cinco jogos como técnico da equipe.
Na prática, não tem sido tão fácil ou rápido quanto o discurso poderia sugerir. O retrospecto tem enfraquecido o Tricolor, técnica e mentalmente, em jogos mais decisivos ou clássicos. Aqueles chamados de “jogos grandes”. Quanto mais perde, menos parece ser capaz de se recuperar.
O histórico se agrava quando esticado ainda mais para trás. Antes dessa final vencida em 2012, com a famosa partida que terminou no intervalo por causa dos incidentes entre jogadores do Tigre e seguranças no vestiário do Morumbi, o São Paulo havia disputado outra na Libertadores de 2006. O tricampeonato brasileiro, em 06, 07 e 08, foi conquistado por pontos corridos.
Veja abaixo quantas finais cada clube da Série A disputou desde o título da Sul-Americana de 2012, contando estaduais, Copa do Brasil, Libertadores e a própria Sul-Americana:
- América-MG: 1
- Atlético-MG: 9
- Atlético-PR: 5
- Bahia: 6
- Botafogo: 3
- Ceará: 5
- Chapecoense: 5
- Corinthians: 3
- Cruzeiro: 6
- Flamengo: 5
- Fluminense: 1
- Grêmio: 5
- Internacional: 4
- Palmeiras: 3
- Paraná: 0
- Santos: 5
- São Paulo: 0
- Sport: 4
- Vasco: 4
- Vitória: 5
FONTE: GLOBOESPORTE.COM