Com 14 gols e 11 assistências no último Holandês, atacante cria do São Paulo abre o jogo ao L!, mostra gratidão ao Tricolor e diz estar tranquilo por não estar entre os 35 nomes de Tite
David Neres é um dos casos mais recentes dos ‘Meninos de Cotia’ que fazem sucesso no exterior. E olha que ele nem precisou de período de adaptação. Desde janeiro do ano passado no Ajax, da Holanda, ele completou a primeira temporada de ‘ponta a ponta’ no futebol europeu, com o posto de artilheiro da equipe. Foram 15 gols em 38 partidas, sendo 14 no Holandês e dois contra o rival PSV.
Aos 21 anos, Neres ainda deu 11 assistências no Nacional, o que lhe deixou como o terceiro jogador mais ‘decisivo’ (somando com os gols) da última Eredivisie. Apesar dos números, a temporada não lhe reservou títulos nem convocação à seleção, mas ele não desanima e, em contato com o LANCE! garante preparação para quando a primeira oportunidade aparecer.
Ele foi alçado aos profissionais do São Paulo em setembro de 2016 e marcou três gols, incluindo um em uma goleada de 4 a 0 sobre o Corinthians, no seu primeiro Majestoso. Pouco depois, foi vendido para o tetracampeão da Champions League por R$ 50 milhões, a terceira maior venda da história do Tricolor Paulista.
E esses números te surpreendem?
Sim, mas ao mesmo tempo, eles me mostram que eu estou no caminho certo. Me dedico muito nos treinos e nos jogos, então, acredito que seja o fruto do meu trabalho. Sei que tenho a evoluir e estou trabalhando nisso.
Denilson, Kaká, Lucas Moura Hernanes, Luiz Araújo…O que tem nessa água de Cotia que faz o São Paulo toda hora revelar bons jogadores, sobretudo, do meio para a frente?
Acredito que seja toda a estrutura oferecida lá, além dos bons profissionais que nos ajudaram bastante a evoluir.
Na lista de 35 para a Copa, Tite chamou nomes que nem tinha sido chamados, como Paquetá. Chegou a sua hora de ser convocado?
Estou preparado para quando essa oportunidade surgir, mas não trabalho só pensando nisso. O meu foco é mostrar o meu futebol e ajudar o Ajax nas competições. Fazendo isso bem, acredito que poderei ser convocado. Caso tenha essa chance, vou aproveitar da melhor maneira possível.
Ficará na expectativa para aparecer nas próximas listas seja com ou sem Tite no comando?
Fazer parte da Seleção Brasileira é o sonho de qualquer jogador e não seria diferente comigo. Mas isso não pode virar uma obsessão. É preciso se destacar e fazer um bom trabalho no clube que você está para que você seja notado. Não tenho como falar quais são as minhas chances, mas espero ter uma oportunidade. Seria a realização de um sonho.
Ronaldo Fenômeno, Romário, Vampeta, Gomes… Além de títulos, o PSV tem sido um caminho melhor para os jogadores chegarem à seleção. Como o Ajax tem contribuído para o seu desenvolvimento como profissional?
Fui muito recebido no clube e pelos jogadores e isso ajudou muito na minha adaptação aqui. Isso influenciou diretamente para que conseguisse jogar bem, evoluir e me desenvolver como profissional, conquistando alguns números de destaque na competição.
Você ficou surpreso por ser vendido tão rápido e tão novo?
Sim, fiquei dois meses do profissional e logo chegou essa proposta. Como era boa para todos, incluindo o clube, acabou sendo finalizada.
Foram apenas três meses no São Paulo. Queria ter ficado mais no time?
Tudo aconteceu muito rápido no São Paulo. E como eu já disse, quando vem uma boa oportunidade, você precisa aproveitar. Minha saída foi excelente para todos. Hoje meu foco é no Ajax, mas é claro que não descarto um dia, no futuro, poder vestir a camisa do São Paulo novamente.
Recentemente, Fábio Carille e Paulinho, do Vasco, afirmaram que treinariam e jogariam nos rivais, respectivamente. E você?
Olha, no momento eu nem penso nessas possibilidades
O que você acha da vida em Amsterdam?
É muito boa. No início foi um pouco difícil por conta do idioma, mas agora já estou adaptado.
Já chegou alguma proposta dos gigantes da Europa para você? Já é o momento de sair ou ainda tem muito a crescer no Ajax?
Quem cuida dessa parte são meus empresários. Agora estou de férias e não tenho pensado muito nisso. Vivo um grande momento no Ajax e acredito que possa crescer e contribuir para a história do clube.
QUEM É ELE:
NOME
David Neres Campos
NASCIMENTO
03/03/1997 – São Paulo (SP)
POSIÇÃO
Atacante
CLUBES
São Paulo e Ajax (desde janeiro de
2017)
ALTURA
1,75m
TÍTULOS
Copa Ouro Sub-20 (2015) ,Copa do Brasil Sub-20 (2015), Copa RS Sub-
20: (2015) e Libertadores Sub-20 (2016).