Entre reforço e incógnitas, elenco do São Paulo volta à ativa

1846

GazetaEsportiva.net

A maioria dos clubes da Série A voltou ao trabalho nessa segunda-feira. O São Paulo, no entanto, decidiu dar um dia a mais de descanso para os seus jogadores. A reapresentação do grupo tricolor está marcada para às 14h30 dessa terça, no CT da Barra Funda, e não terá acesso liberado à imprensa nesse primeiro momento.

A grande novidade deve ser o meia-atacante Joao Rojas, equatoriano que deixou o Talleres-ARG para fechar com os paulistas até julho de 2020. Aos 29 anos, o jogador chega com o aval de Diego Aguirre e terá a missão de preencher o lado direito do ataque são-paulino.

Publicidade

Aliás, o setor talvez seja o de maior preocupação para o uruguaio nesse segundo semestre. Afinal, depois de perder Marcos Guilherme e Valdívia, Aguirre viu Régis ter o contrato suspenso para resolver questões particulares, e Éder Militão, zagueiro que costuma ser utilizado como lateral, tem grandes chances de ser negociado ainda nessa janela de transferências.

Falando em negociações, não é segredo para ninguém que o São Paulo precisa vender atletas para fechar as contas. A expectativa nesse quesito gira em torno de dois jogadores que já tiveram muito prestígio no clube: Cueva e Rodrigo Caio.

Se a diretoria tem feito todo o esforço possível para segurar Militão, a situação é bem diferente quanto ao meia e o zagueiro. A dupla não nega que pretende sair, e o São Paulo pretende unir o útil ao agradável. Para isso, porém, é necessário que as propostas cheguem. Por ora, ambos seguem com seus compromissos ligados ao tricolor.

Outro que entrou nessa lista, até de forma inesperada, é Petros. O volante passou a receber sondagens do futebol árabe e não será surpresa se deixar o São Paulo antes do reinício do Campeonato Brasileiro.

Já Gonzalo Carneiro deve, enfim, estrear. Contratado no início de abril, o centroavante uruguaio chegou no fim de um tratamento de um problema no púbis e tem passado todo esse período recebendo atenção especial da comissão técnica, com fortalecimento muscular e exercícios específicos até nas férias. Recuperado, tanto o jogador quanto a torcida agora esperam que nesse segundo semestre Carneiro possa entrar em campo.

É nesse clima de incertezas que a equipe do Morumbi iniciará sua intertemporada. O grande objetivo é não deixar que nada abale a boa fase do time, terceiro colocado no Brasileirão com quatro pontos a menos que o Flamengo, justamente seu primeiro adversário, dia 18 de julho, no Maracanã. Além disso, o time segue vivo na Copa Sul-Americana. Dois duelos contra o Colón, pela segunda fase, estão marcados para agosto.

Do dia 2 ao dia 7 de julho, Diego Aguirre dará sequência aos treinamentos não mais na Barra Funda, e sim em Cotia, no CT que abriga as categorias de base do São Paulo. A parte final da preparação será novamente feita no CT do grupo profissional.

Pelo menos dois jogos-treinos ou até mesmo amistosos devem ser realizados durante a intertemporada. O departamento de futebol ainda não fechou os compromissos com outros clubes, mas a tendência é que em breve tudo esteja resolvido, conforme o desejo do técnico uruguaio.