Nunca uma equipe fora do G3 na parada da Copa venceu o Brasileiro

600
Muricy Ramalho foi campeão Brasileiro no sistema de pontos corridos em 2006 e 2010 (Foto: Fernando Dantas/Gazeta Press)

Se depender do retrospecto, Flamengo, Atlético-MG e São Paulo, os três primeiros colocados, estão em uma boa posição na Série A. Isso porque uma equipe nunca conquistou o Campeonato Brasileiro na era dos pontos corridos em ano de Copa do Mundo sem ter terminado entre os três primeiros colocados na parada da competição nacional para o Mundial. Nas três edições com pontos corridos em que houve Copa do Mundo (2006, 2010 e 2014), o campeão da competição estava no G3 quando houve a paralisação para o maior evento de futebol do mundo.

Para ser mais exato, o São Paulo ganhou o seu primeiro título do tricampeonato em 2006 após ter ficado em terceiro colocado, com um ponto a menos que o líder Cruzeiro após dez rodadas. Na Copa da África do Sul, o Fluminense também estava no terceiro posto na paralisação para o Mundial, com dois pontos a menos que o líder Corinthians depois de sete rodadas.

A única vez em que o campeão do Brasileirão foi o líder na parada para a Copa foi em 2014. O Cruzeiro era líder na nona rodada com 19 pontos, três a mais que o vice-líder Fluminense e terminou em primeiro aquela edição da Série A.

Entre as curiosidades dos títulos, além de em 2006 e 2010 o campeão do Campeonato Brasileiro ter ido para a parada do Mundial em terceiro colocado, tanto o São Paulo como o Fluminense eram comandados por Muricy Ramalho, técnico pentacampeão nacional.

Publicidade

FONTE: GAZETA ESPORTIVA