GloboEsporte.com
Eduardo Rodrigues, Gabriela Chabatura e Livia Laranjeira
Com ataques protagonistas, equipes se enfrentam pela 16ª rodada do Brasileirão.
O São Paulo, que é o quinto time que menos finaliza a gol neste Campeonato Brasileiro, enfrenta neste domingo o Cruzeiro, o segundo com mais conclusões. A partida, marcada para as 16h (de Brasília), no Mineirão, é válida pela 16ª rodada da competição nacional.
Em finalizações no Brasileirão, o Tricolor soma 167 tentativas, enquanto a Raposa tem 206. Os números, porém, não dizem muito quando o assunto é efetividade.
Apesar das poucas chances, o São Paulo é o segundo clube que melhor aproveita as chances no campeonato. A equipe paulista precisa de poucas oportunidades para balançar as redes – foram 23 gols até agora.
Neste Brasileirão, o São Paulo balança as redes uma vez a cada 7,26 arremates. O Cruzeiro, por sua vez, aproveita, em média, um a cada 15,84 chutes – é o terceiro que mais precisa tentar para fazer um gol.
Nenê, artilheiro são-paulino na temporada com dez gols, é o que mais finaliza. Em 14 jogos na competição, o meia-atacante tentou 26 arremates – uma média de 1,86 por partida – seguido por Diego Souza (1,67) e Reinaldo (1,64).
Pelo lado cruzeirense, por ser um time que finaliza mais, os números individuais são superiores. O uruguaio De Arrascaeta lidera a média de chutes a gol com 25 em apenas oito confrontos – média de 3,13. Rafael Sobis (2,3), Thiago Neves (2,27), Raniel (1,75) e Barcos (1,67) aparecem na sequência.
Agora, resta saber quem estará com a pontaria mais afiada neste domingo para garantir os três pontos no Brasileirão. Ao São Paulo, apenas a vitória interessa para haver chance de chegar à liderança da competição – ainda tem que torcer para o Flamengo perder para o Sport, no Maracanã.
Veja as informações do São Paulo para enfrentar o Cruzeiro:
Local: Mineirão, Belo Horizonte
Data e horário: domingo, às 16h (de Brasília)
Escalação provável: Sidão, Araruna (Bruno Peres), Bruno Alves, Anderson Martins e Reinaldo; Luan, Liziero e Nenê; Everton, Rojas e Diego Souza
Desfalques: Jucilei (lesão na coxa esquerda), Rodrigo Caio (cirurgia no pé esquerdo), Régis (recondicionamento físico), Edimar (entorse no tornozelo esquerdo), Militão, Hudson e Arboleda (suspensos)
Pendurados: Anderson Martins, Reinaldo, Régis, Jucilei, Liziero e Nenê
Arbitragem: Wagner do Nascimento Magalhães (Fifa) apita, auxiliado por Rodrigo Figueiredo Henrique Correa (Fifa) e Carlos Henrique Alves de Lima Filho, todos do Rio de Janeiro
Transmissão: TV Globo para SP, RS, PR, GO, TO, MS, MT, SE, AL, CE e MA (com Luis Roberto, Caio Ribeiro e Leonardo Gaciba) e Premiere, Premiere HD e PFCI (com Jaime Junior e Henrique Fernandes)
Tempo real: no GloboEsporte.com, a partir das 15h