Chegadas e saídas: veja o que mudou em São Paulo e Corinthians desde o último Majestoso

997

GloboEsporte.com

Bruno Cassucci e Eduardo Rodrigues

Rivais se enfrentam neste sábado, às 21h, pela 14ª rodada do Campeonato Brasileiro.

 

Publicidade

São Paulo e Corinthians se enfrentaram pela última vez no dia 28 de março, e o clube alvinegro se deu melhor ao derrotar o rival por 1 a 0 no tempo normal e avançar à final do Campeonato Paulista nos pênaltis.

Na ocasião, Rodriguinho fez o gol da vitória corintiana aos 47 do segundo tempo. Por outro lado, Diego Souza, grande contratação do Tricolor no primeiro semestre, viu Cássio defender seu pênalti – Liziero erraria outra cobrança, selando a classificçaão do Timão.

Neste sábado, às 21h (de Brasília), no Morumbi, os clubes voltam a ficar frente a frente, desta vez pela 14ª rodada do Campeonato Brasileiro. E muita coisa mudou nesses quatro meses.

Ambos sofreram, principalmente, com as saídas de jogadores. Ao todo foram 13 baixas nas equipes – São Paulo com sete, e o Corinthians com seis. O Timão ainda teve sua comissão técnica praticamente desmontada após a transferência do treinador Carille para a Árabia.

O GloboEsporte.com separou as principais mudanças nos clubes e mostra abaixo detalhadamente:

São Paulo

Quem chegou
O São Paulo não foi muito agressivo no mercado após o último encontro com o Corinthians. Diego Aguirre foi pontual em suas escolhas e primeiro priorizou o ataque, com Gonzalo Carneiro. Como na época Diego Souza estava em baixa e quase se transferiu para o Vasco, e Tréllez não era unanimidade, o uruguaio foi comprado. Ele, no entanto, estava lesionado e não estreou pelo Tricolor. Está relacionado para o Majestoso.

Os últimos dois reforços foram trazidos na parada para a Copa do Mundo. Com uma iminente saída de Éder Militão, o lateral-direito Bruno Peres chegou por um empréstimo junto a Roma até o final de 2019. Já Joao Rojas foi contratado para suprir as saídas de Marcos Guilherme e Valdívia.

São Paulo apresenta Bruno Peres e Rojas com Raí (Foto: Bruno Riganti/Framephoto/Estadão Conteúdo)

São Paulo apresenta Bruno Peres e Rojas com Raí (Foto: Bruno Riganti/Framephoto/Estadão Conteúdo)

Quem saiu
Se nas contratações o São Paulo foi cauteloso, nas saídas o clube não fez esforços para segurar os jogadores. Foram sete baixas neste período: Cueva, para o Krasnodar, da Rússia, Petros, para o Al Nasr, da Árabia Saudita, Valdívia, para o Ittihad, também da Árabia, os empréstimos de Júnior Tavares, à Sampdoria, da Itália, e de Bruno ao Bahia, Marquinhos Cipriano, negociado junto ao Shaktar Donetsk, da Ucrânia, e o fim de contrato de empréstimo com Marcos Guilherme.

O Tricolor teve uma perda significativa dentro de campo, mas segundo os dirigentes houve uma arrecadação bruta de R$ 67 milhões.

Status da comissão técnica
O técnico Diego Aguirre e sua comissão deram um salto desde o último Majestoso. Se naquele momento o comandante era mais uma aposta estrangeira, hoje ele é uma realidade. Aguirre fez do São Paulo um time concentrado, que sabe o momento de atacar e se defende muito bem. Não é à toa que está sem levar um gol há quatro jogos.

Momento do time
Não poderia ser melhor. O São Paulo saiu de incógnita para aspirante ao título do Campeonato Brasileiro nesses últimos quatro meses. Hoje, ocupa a vice-liderança do Brasileirão e, com 26 pontos, está apenas um do líder Flamengo. Uma vitória no Majestoso deste sábado e um tropeço dos cariocas colocam o Tricolor na ponta do torneio. O clube foi eliminado da Copa do Brasil, mas ainda está vivo na Copa Sul-Americana e enfrenta o Colón, na segunda fase da competição.

Aguirre colocou São Paulo em novo patamar (Foto: Alexandre Durão / GloboEsporte.com)

Corinthians

Quem chegou
Seis dos 16 reforços do Corinthians no ano chegaram depois do último clássico contra o São Paulo: Bruno Xavier, Danilo Avelar, Douglas, Roger, Jonathas e Thiaguinho.

Destes, dois devem ser titulares no Majestoso deste sábado: o lateral-esquerdo Danilo Avelar e o atacante Jonathas, principal candidato para substituir Roger, vetado por conta de uma entorse no tornozelo esquerdo.

Atacante Jonathas é uma das caras novas do Corinthians (Foto: Bruno Cassucci)

Quem saiu
O Corinthians, por sua vez, teve perdas importantes no elenco. Balbuena não atuou no último Majestoso (estava com a seleção paraguaia), mas era um dos pilares da equipe e foi negociado ao West Ham, da Inglaterra. Além dele, o Timão perdeu outros dois titulares: Sidcley, para o Dínamo de Kiev, e Maycon, para o Shakhtar Donetsk, ambos da Ucrânia.

Ainda deixaram o clube outros atletas menos aproveitados, como Kazim, Junior Dutra e Juninho Capixaba.

Status da comissão técnica
Não foi só no elenco que o Corinthians teve baixas nos últimos meses. O Timão também perdeu diversos membros de sua comissão, que acompanharam o técnico Fábio Carille rumo ao Al-Wehda, da Arábia Saudita. Além do treinador, saíram Leandro da Silva (auxiliar), Mauro da Silva (observador técnico), Walmir Cruz (preparador físico), Mauri Lima (preparador de goleiros) e Dênis Lupp (analista de desempenho e chefe do Cifut).

Momento da equipe
A fase ainda não é tão boa quanto era no mata-mata do Paulistão, mas já está bem melhor do que há um mês. Após início ruim, com uma vitória em sete jogos, o técnico Osmar Loss aproveitou a pausa da Copa do Mundo para fazer ajustes na equipe, passou invicto pelos três amistosos da intertemporada e ganhou o duelo contra o Botafogo, na última quarta-feira, na volta ao Brasileirão. O Majestoso deste sábado pode dar ainda mais confiança à equipe!

Corinthians venceu o Botafogo e vai embalado para o Majestoso (Foto: Marcos Ribolli)

Veja as informações do Majestoso:

Local: Morumbi, em São Paulo
Data e horário: sábado, às 21h (de Brasília)

São Paulo provável: Jean; Éder Militão, Arboleda, Anderson Martins e Reinaldo; Hudson, Liziero e Nenê; Rojas, Lucas Fernandes (Tréllez) e Diego Souza
Desfalques: Sidão, Everton e Araruna (suspensos), Jucilei (lesão na coxa esquerda) e Rodrigo Caio (recuperação de cirurgia no pé esquerdo)
Pendurados: Hudson, Nenê, Éder Militão, Régis, Arboleda, Liziero, Reinaldo e Jucilei

Corinthians provável: Cássio; Fagner, Pedro Henrique, Henrique e Danilo Avelar; Gabriel e Renê Júnior; Romero, Rodriguinho e Mateus Vital; Jonathas (Jadson ou Clayson)
Desfalques: Roger (entorse no tornozelo esquerdo), Mantuan (lesão na coxa esquerda) e Ralf (recuperação de lesão na panturrilha esquerda)
Pendurado: Paulo Roberto

Arbitragem: Marcelo de Lima Henrique apita; Michael Correia e Silbert Faria Sisquim são os assistentes, todos do Rio de Janeiro
Transmissão: Premiere, Premiere HD e PFCI (com Jota Jr. e Wagner Vilaron)
Tempo real: no GloboEsporte.com, a partir das 19h.