Estátua de Ceni e cópia do Morumbi: torcedor do SP monta “sede” no Paraguai

1222

UOL

Bruno Grossi

  • Divulgação

    Estátua de Rogério Ceni remete à defesa feita contra o Liverpool no Mundial de 2005Estátua de Rogério Ceni remete à defesa feita contra o Liverpool no Mundial de 2005

Se a chuva e o frio não atrapalharem, a cidade paraguaia de Naranjal, a pouco mais de cem quilômetros de Foz do Iguaçu, terá um dia especial neste sábado. A data foi reservada por um torcedor do São Paulo para inaugurar uma espécie de sede para outros tricolores da região se reunirem para acompanhar partidas do time, jogar bola e preparar churrascos. Isso tudo com um campo que imita o Morumbi e estátua de Rogério Ceni.

O espaço foi idealizado por Everton Cattani, de 35 anos. Um são-paulino fanático que já possuía cantinhos em homenagem ao clube em sua casa e na de seu pai, com camisas, luvas e pôsteres autografados e até uma geladeira com foto ao lado de Ceni. Mesmo nos momentos ruins da equipe, os amigos se juntavam para os churrascos de frente para a televisão ou em caravanas que cruzavam a fronteira entre Brasil e Paraguai para encontrar o Tricolor mais de perto. Os jogos em Chapecó, a 547 quilômetros, e Curitiba, a 762 quilômetros, são os favoritos para o grupo arriscar viagens.

Publicidade

Agora, com o São Paulo resgatando dias melhores, Cattani espera que seus eventos recebam cada vez mais gente. A começar por este sábado, quando o time de Diego Aguirre, vice-líder do Campeonato Brasileiro, recebe o Corinthians no Morumbi, às 21h. “Depende muito do tempo, mas a ideia é a gente jogar bola no campo que ficou pronto nesta semana e depois assistir ao clássico”, avisa Cattani.

“O terreno é da minha família e resolvemos fazer a sede para o pessoal aqui. Tem o campo de futebol de sete, colocamos o símbolo como no Morumbi e encomendamos as estátuas de um escultor que disse fazer uns trabalhos para as novelas da Globo. Tem a do Rogério e a do Santo Paulo. Agora encomendamos uma do Raí e uma do Lugano, com ele dando carrinho (em Steven Gerrard, do Liverpool, no Mundial de Clubes de 2005)”, explica.

Divulgação

Campo de grama foi feito para jogos de futebol de sete e imita o Morumbi

Esse grupo de brasileiros que torcem para o São Paulo e vivem no Paraguai ganhou o nome de “Tricolor Sem Fronteiras” e ganhou até conta nas redes sociais. Everline Cattani, irmã de Everton, e Claudir Peters, amigo da família, cuidam das postagens e da divulgação do projeto. Eles esperam que cerca de cem pessoas acompanhem o clássico com o Corinthians neste sábado.

As redes dos gols do campo foram instaladas na última quinta-feira. O local também ganhará refletores para jogos noturnos e servirá para deixar as novas gerações de são-paulinos da família Cattani mais próximas ainda do clube do coração. Everton é pai de três garotos, todos batizados em homenagem a ídolos tricolores: Breno Rogério, Bruno Raí e Benjamin Lugano.

“Eu me chamo Everton por causa do meia-atacante que jogou no São Paulo nos anos 1980 e quis levar essa tradição para meus filhos também. Primeiro o Rogério, depois o Raí e, por último, o Lugano. Até brinco com minha esposa que se nascerem meninas elas vão se chamar Kátia Cilene e Sissi (risos)”, gargalhou Cattani, citando às estrelas do futebol feminino que defenderam o time do Morumbi nos anos 1990.

1 COMENTÁRIO