São Paulo: Depois de Hudson e Liziero, Jucilei tenta acabar com seca de gols

411

UOL

Bruno Grossi
  • Marcello Zambrana/AGIF

    Jucilei tem apenas um gol com a camisa do Tricolor e não marca há 14 mesesJucilei tem apenas um gol com a camisa do Tricolor e não marca há 14 meses

Enquanto o São Paulo crescia até assumir a liderança do Campeonato Brasileiro, uma das principais ressalvas sobre o time de Diego Aguirre era relativa à participação dos volantes em lances ofensivos. Mas, nas duas últimas partidas do Tricolor na temporada, os marcados do meio de campo deram as caras no ataque. Hudson e Liziero encerraram seca de gols pelo clube e agora a expectativa é que Jucilei também termine com seu jejum.

Liziero puxou a fila para os volantes. Comparando com os outros dois “favoritos” de Aguirre, o garoto sempre teve mais vocação ofensiva na base. Por isso também a expectativa era maior para que ele marcasse pela primeira vez no time profissional. Foram necessários 25 jogos para que ele desencantasse, com a bomba de fora da área na eliminação para o Colón na Copa Sul-Americana, na quinta-feira passada.

No último domingo, quando os são-paulinos conquistaram o primeiro turno do Brasileirão, foi Hudson quem voltou a balançar as redes. Em 2017, emprestado ao Cruzeiro, chegou a marcar três vezes, mas a seca pelo Tricolor durava desde abril de 2016 – ou 56 partidas. O golaço sobre a Chapecoense foi seu quarto com a camisa do São Paulo.

Publicidade

A seca de Jucilei já tem a mesma duração do jejum encerrado por Hudson no fim de semana. São 56 atuações desde o último gol do volante, anotado em 25 de junho de 2017. Na ocasião, ele marcou no empate por 1 a 1 com o Fluminense, pela décima rodada do Brasileirão. Desde então, não participou nem sequer com assistências.

Isso por ser explicado pelo posicionamento. Jucilei sempre é o mais recuado dos volantes, seja quando forma dupla com Hudson ou com Liziero. Até nas bolas paradas o camisa 8 tem subido pouco ao ataque. E ele prefere atuar dessa forma, que contrasta com seu início de carreira no Corinthians, marcado por seis gols em dois anos.

Participação ofensiva de Jucilei em 13 jogos no Brasileirão, segundo o Footstats:

Passes para finalização – 6
Dribles certos – 7
Finalizações – 2
Lançamentos certos – 27
Passes certos – 443
Viradas de jogo – 10