GloboEsporte.com
Gabriel dos Santos e Leandro Canônico
Peixe também tentou Hudson, e Tricolor quis Victor Ferraz. Todos jogam neste domingo.
Quatro jogadores do clássico entre Santos e São Paulo, neste domingo, às 16h (de Brasília), na Vila Belmiro, pela 25ª rodada do Campeonato Brasileiro, poderiam ter seguido o caminho inverso no início desta temporada e estariam defendendo as cores do rival atualmente.
Titulares absolutos dos técnicos Cuca e Diego Aguirre, Victor Ferraz e Gabigol, do Santos, despertaram o interesse do São Paulo, e Hudson e Nenê, do Tricolor, estiveram na mira do Peixe.
Abaixo, o GloboEsporte.com relembra as negociações – e o porquê de elas não terem dado certo:
Hudson e Nenê: alvos do Santos
Camisa 10 do São Paulo, Nenê era sonho de consumo do presidente do Santos, José Carlos Peres, e virou motivo de polêmica na Vila Belmiro no início deste ano.
O Peixe iniciou a temporada atrás de meio-campistas para repor a vaga deixada por Lucas Lima, que deixou o clube para defender o Palmeiras. Nenê, que à época ainda defendia o Vasco, chegou a ter seu nome ligado ao Santos, mas negociações não foram abertas.
Mais tarde, depois que o meia acertou com o São Paulo, José Carlos Peres revelou que foi aconselhado por Gustavo Vieira de Oliveira, sobrinho de Raí, que havia acabado de ser demitido do Santos, a não contratar Nenê.
– Peres recebeu de Gustavo a decisão de não contratar Nenê e, como não resolve as coisas na canetada, acatou, a despeito de discordar e querer, sim, o jogador – diz o trecho de uma nota divulgada por Peres na ocasião.
Nenê, camisa 10 do São Paulo, era sonho de consumo de presidente do Santos — Foto: Heuler Andrey / Estadão Conteúdo
Já o interesse do Santos em Hudson teve início ainda no fim de 2017, quando o volante não acertou sua permanência no Cruzeiro, clube em que atuou emprestado no ano passado, e não sabia se seria utilizado no São Paulo na temporada.
O Peixe até cogitou envolver Victor Ferraz, que interessava ao São Paulo, nas negociações para uma troca por Hudson, mas as tratativas não avançaram.
Se as negociações tivessem vingado, seria a segunda vez que Nenê e Hudson vestiriam a camisa do Santos. O primeiro passou pelo clube em 2003, enquanto o outro foi revelado pelo Peixe e defendeu o clube entre 2006 e 2010.
Hudson esteve na mira do Santos — Foto: Maurício Rummens / Estadão Conteúdo
Gabigol e Victor Ferraz: alvos do São Paulo
Artilheiro do Brasileirão, Gabigol esteve na mira do São Paulo no começo desta temporada, antes de acertar seu retorno ao Santos. A negociação começou por indicação de Dorival Júnior, que à época era o treinador do Tricolor.
Os altos valores, no entanto, emperraram a negociação. Mas, por querer muito Gabigol, Dorival Júnior, que foi demitido no começo de março, chegou a criticar publicamente as contratações de Nenê e Tréllez.
Gabigol foi um pedido de Dorival Júnior no São Paulo — Foto: Ivan Storti / Divulgação Santos FC
Nenê, no entanto, cresceu muito de produção depois da saída do treinador. Sob o comando de Aguirre, o camisa 10 se tornou o protagonista do São Paulo. Agora, com 12 gols, ele é, ao lado de Diego Souza, o artilheiro do time na temporada.
Victor Ferraz foi outro jogador que também esteve na lista de desejos do São Paulo para esta temporada. Na iminência de perder Éder Militão desde o começo do ano, a diretoria tricolor sondou o Santos pelo lateral-direito, mas não houve avanço.
Capitão do Santos, Victor Ferraz esteve em pauta no São Paulo — Foto: Pedro Ernesto Guerra Azevedo/Santos FC
Militão ainda ficou no São Paulo até a janela de transferências do meio deste ano, mas acabou indo para o Porto, de Portugal. Para o seu lugar, o Tricolor contratou Bruno Peres, que estava na Roma, da Itália.
Antes disso, porém, após a negativa do Santos por Victor Ferraz, o São Paulo contratou Régis, que fez bom Paulistão pelo São Bento. O jogador chegou a ficar afastado por dois meses por problemas pessoais, mas voltou a atuar.
Veja as informações de Santos e São Paulo para o clássico;
Local: Vila Belmiro, em Santos, SP
Data e horário: domingo, às 16h (de Brasília)
Escalação provável do Santos: Vanderlei; Victor Ferraz, Robson Bambu, Gustavo Henrique e Dodô; Alison, Carlos Sánchez e Diego Pituca; Derlis González (Bruno Henrique ou Eduardo Sasha), Gabigol e Rodrygo
Desfalques do Santos: Lucas Veríssimo (dores na coxa esquerda)
Pendurados do Santos: Luiz Felipe, Gustavo Henrique, Lucas Veríssimo, Léo Cittadini, Gabigol e Derlis González
Escalação provável do São Paulo: Sidão; Araruna (Liziero), Bruno Alves (Arboleda), Anderson Martins (Arboleda) e Reinaldo; Hudson, Jucilei e Nenê; Rojas, Everton e Diego Souza
Desfalques do São Paulo: Bruno Peres (estiramento no adutor direito) e Régis (suspenso)
Pendurados do São Paulo: Bruno Alves, Bruno Peres, Rojas e Tréllez
Arbitragem: Ricardo Marques Ribeiro apita a partida, auxiliado por Guilherme Dias Camilo e Sidmar dos Santos Meurer (todos de MG)
Transmissão: TV Globo para SP menos Santos, RS, SC, PR, GO, TO, MS, MT, BA, SE, AL, PE, CE, MA, PA, AM, RO, AC, RR, AP e DF (com Cleber Machado, Casagrande e Leonardo Gaciba) e Premiere e PFCI (com Jota Jr. e Sérgio Xavier)
Tempo real: no GloboEsporte.com, a partir das 15h