UOL
Bruno Grossi
O jogo parecia desenhado para mais uma vitória pelo placar mínimo no Morumbi, mas o São Paulo não conseguiu ser seguro como em outros momentos. Dessa forma, com um gol aos 35min do segundo tempo, o América-MG frustrou a torcida tricolor, levou um ponto para Belo Horizonte com o 1 a 1 e ainda reabriu a liderança do Campeonato Brasileiro.
Diego Souza, na etapa inicial, é quem havia marcado para se isolar como goleador do São Paulo em 2018, após assistência de um inspirado Nenê. Porém, o garoto Matheusinho, acionado por Adílson Batista em uma ofensiva para tentar evitar a derrota, foi quem vazou Sidão e frustrou o público da casa.
Com o empate, o São Paulo fica com 51 pontos e, ao desperdiçar a chance de vitória, permite que o Internacional possa se tornar líder em caso de triunfo sobre o Corinthians em duelo de domingo, em Itaquera. Já o América segue sua campanha estável a caminho da permanência na primeira divisão. Com 31 pontos, é ao menos nesse momento o 10º colocado.
O melhor: Diego Souza
Pressionou muito os zagueiros do América, recuou com inteligência após a entrada de Tréllez e, claro, marcou em mais um jogo do Brasileiro.
O pior: Aderlan
O lateral direito – xará de ex-zagueiro do São Paulo que hoje atua no Vitória – teve dificuldades defensivas. O setor dele foi o mais explorado pelo ataque são-paulino, que por ali encontrou espaços e até o gol de Diego Souza.
Com América atrás, Diego Souza tenta de bicicleta
Nenê ajuda Diego Souza a marcar e superar ele próprio
Depois de um primeiro tempo quase todo amarrado no Morumbi, em que só Liziero e Diego Souza tiveram chances de perigo, a defesa americana foi furada aos 46min com uma combinação conhecida do time de Aguirre. Nenê alçou da esquerda e achou Diego, entre os zagueiros, para marcar de cabeça. Com isso, o camisa 10 se igualou a Everton como garçom do ano (6 assistências), e Diego Souza superou o próprio Nenê como artilheiro de 2018 com 13 gols.
“Faz-tudo”, Nenê pede até inversão de posicionamento
REUTERS/Paulo Whitaker
Destaque tricolor novamente, o camisa 10 não apenas jogou muito bem e participou de lances como o gol de Diego Souza, mas também ajudou de outras formas. A inversão de posicionamento entre Liziero, que começou na meia à esquerda, com Reinaldo, que iniciou a partida na lateral, foi feita após pedido do veterano. Em momento que o América jogava com liberdade, o meia também cobrou mais pressão na bola.
Nenê e Reinaldo se atrapalham e perdem chance de ampliar
Adílson avança América, que usa espaços e empata
Atrás do marcador, o América se tornou ofensivo após três trocas de Adílson Batista. No intervalo, o volante David deu lugar a Wesley Pacheco, atacante. Depois, saíram o volante Juninho e o meia Ruy para as entradas de Matheusinho e Robinho, dois ofensivos. E apesar de ceder espaços nesse momento, o time visitante também avançou e aproveitou: após boa linha de passes, Matheusinho marcou depois de rebote em batida de Carlinhos.
Desfalques dão chance a Rodrigo Caio, E. Felipe e Liziero
GUILHERME RODRIGUES/ESTADÃO CONTEÚDO
As ausências de Bruno Peres e Everton (lesionados), além de Rojas e Bruno Alves (suspensos) abriram a possibilidade para Diego Aguirre usar opções do banco de reservas na equipe principal. A maior atração ficou por conta do retorno de Rodrigo Caio após exatos cinco meses após cirurgia no pé direito e trauma no joelho. Ele foi o escolhido para a lateral direita, enquanto Liziero se ocupou da meia esquerda, antes de inverter com Reinaldo. Já na ponta direita, Everton Felipe foi titular pela terceira vez desde a chegada.
SÃO PAULO 1 x 1 AMÉRICA-MG
Competição: Campeonato Brasileiro (rodada 26)
Data/hora: 22/09/2018, às 16h (de Brasília)
Local: Estádio do Morumbi, em São Paulo
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (DF)
Auxiliares: Cleriston Clay Barreto Rios e Fabrício Vilarinho da Silva
Público: 47846 (total)
Renda: R$ 1.906.143,00
Gols: Diego Souza, aos 46min do primeiro tempo, Matheusinho, aos 35min do segundo tempo
Cartões amarelos: Arboleda e Carlinhos
São Paulo: Sidão; Rodrigo Caio, Arboleda (Carneiro), Anderson Martins e Reinaldo; Hudson e Jucilei; Everton Felipe (Tréllez), Nenê e Liziero (Régis); Diego Souza. Treinador: Diego Aguirre
América-MG: João Ricardo; Aderlan, Messias, Matheus Ferraz e Carlinhos; Leandro Donizete e Zé Ricardo; Juninho (Matheusinho), David (Wesley Pacheco) e Gerson Magrão; Ruy (Robinho). Treinador: Adílson Batista