GloboEsporte.com
Marcelo Hazan
A derrota do São Paulo por 1 a 0 para o Atlético-MG, quarta-feira, no Independência, ficou marcada pela reclamação geral dos tricolores com a arbitragem. Nos bastidores o clube lamenta o que considera erros consecutivos no Brasileirão (veja lista abaixo).
A expulsão de Diego Souza diante do Fluminense (empate por 1 a 1) e o pedido de pênalti em lance de bola na mão envolvendo Leonardo Silva (veja o vídeo abaixo) motivaram o posicionamento de Raí. O São Paulo reclama por se tratarem de situações polêmicas em dois jogos seguidos.
O executivo de futebol criticou os “erros absurdos” da CBF, e Lugano disse que é “difícil competir assim”. O dirigente uruguaio, aliás, apareceu em um vídeo reclamando com Dewson de Freitas após o duelo com o Fluminense no Morumbi.
No vestiário do Independência o clima era de indignação entre atletas e dirigentes. Na saída do estádio na capital mineira, inclusive, houve jogadores irritados que preferiram não dar entrevistas para não exagerar nos microfones contra a arbitragem.
Além do pênalti, o São Paulo reclama da não expulsão de Emerson. Aos 21 minutos do primeiro tempo, o lateral tentou domínio de letra, adiantou demais a bola e fez falta em Reinaldo, mas não levou cartão. Aos 19 minutos do segundo tempo, Emerson fez outra falta em Reinaldo e recebeu o amarelo. Seria o segundo, reclamam os tricolores. Veja os dois lances:
Ainda sobre a bola na mão de Leonardo Silva, o São Paulo também lembra lance no qual o mesmo árbitro Anderson Daronco deu pênalti contra o Tricolor em jogada envolvendo Edimar, no estádio Couto Pereira, no Brasileirão de 2017.
Na ocasião, Thiago Real, do Coritiba, tocou a bola com o braço em disputa com Edimar, mas a arbitragem equivocadamente deu pênalti a favor do Coxa.
Relembre:
Veja abaixo em quais jogos o São Paulo se sentiu prejudicado:
Expulsão de Diego Souza – São Paulo 1 x 1 Fluminense – 22ª rodada
– (…) depois teve a expulsão do Diego Souza, que todo mundo viu, depois vem a CBF e fala que foi tudo certo. Vamos ver o que vão falar hoje (quarta-feira). Estava na cara do juíz, novamente, as imagens mostram – reclamou Raí, em referência ao pênalti de Leonardo Silva, do Galo.
Pedido de pênalti por bola na mão de Rafael Carioca – Ceará 0 x 0 São Paulo – 2ª rodada
Régis recebeu de Cueva e tentou cruzamento. A bola bateu no braço de Rafael Carioca dentro da área. Os são-paulinos pediram pênalti, mas o árbitro Paulo Roberto Alves Júnior mandou seguir.
Segundo gol impedido – Palmeiras 3 x 1 São Paulo – 9ª rodada
Gol do Corinthians, de Jonathas, com toque de mão – São Paulo 3 x 1 Corinthians – 14ª rodada
– Hoje perdemos a liderança por um gol de diferença (no saldo de gols, o Internacional passou o São Paulo). No jogo contra o Corinthians tomamos um gol com a mão, o cara dominou com a mão – disse Raí.
Expulsão de Araruna – Flamengo 0 x 1 São Paulo – 13ª rodada
O primeiro amarelo para o volante foi no momento em que ele substituiu Rojas. Clube alega nos bastidores que Araruna havia sido autorizado por um assistente a entrar no gramado, mas o árbitro não teria visto e lhe puniu. Depois, atleta fez uma falta e acabou expulso com o segundo cartão.
– A gente tenta modificar, foi o que fizemos no jogo contra o Flamengo, com a expulsão do Araruna e a resposta chegou agora, dois meses depois. Então fica difícil – disse Raí.
Critério dos cartões amarelos – Grêmio 2 x 1 São Paulo – 15ª rodada
Depois da derrota para o Grêmio, Raí citou jogos do São Paulo apitados por árbitros cariocas em meio à disputa pelo título com o Flamengo. Na ocasião, ele reclamou dos critérios da arbitragem para dar cartões. Hudson, Éder Militão e Arboleda foram advertidos e ficaram suspensos.