GazetaEsportiva.net
Se dentro de campo o São Paulo segue na busca pelo reencontro com os títulos brigando pela primeira colocação do Campeonato Brasileiro, fora das quatro linhas, no mundo dos filmes, o tricolor vive uma grande fase. Isso porque o documentário “Don Diego – Carne, Osso e Coração”, sobre Diego Lugano, venceu o prêmio de melhor longa metragem na 9ª edição do Cinefoot.
Produzido pela SPFCtv (canal oficial do São Paulo no YouTube) em parceria com a Produtora Gutierre Filmes, o documentário sobre o ex-jogador e atualmente superintendente de relações institucionais do clube do Morumbi aborda o último ano da carreira de Lugano como jogador profissional, com imagens exclusivas e depoimentos de companheiros, comissão técnica, diretoria, além de uma entrevista com o próprio uruguaio.
Na premiação do festival de cinema de futebol, que aconteceu entre os dias 29 de setembro e 3 de outubro, o filme produzido por Adriano G. Esteves, Guilherme Palenzuela e Luciano Chuquer foi um dos sete escolhidos para a mostra competitiva na categoria longa metragem e, por voto popular, conquistou a preferência do público, em premiação realizada no Museu do Futebol, no Pacaembu.
Além da conquista do filme, o São Paulo foi lembrado pela organização do Festival, na última segunda-feira (1), com uma homenagem pelos dez anos do hexacampeonato brasileiro. Conselheiro do Tricolor e integrante da diretoria são-paulina no título nacional de 2008, Marco Aurélio Cunha participou da cerimônia ao lado de Diego Lugano.
Contratado em 2003, Lugano chegou como promessa e, ao mesmo tempo, desconhecido. Com os títulos do Campeonato Paulista e, principalmente, da Copa Libertadores e Mundial, em 2005, ganhou o status de ídolo da torcida ao sair do clube em 2006. No retorno, em 2015, o ex-zagueiro teve um papel importante tanto dentro quanto fora de campo, permanecendo no elenco por duas temporadas antes de se aposentar e passar a integrar a diretoria.
Tive a felicidade de ver ao vivo os 4 monstros sagrados uruguaios:
Pablo Forlan, Pedro Rocha, Dario Pereyra e Diego Lugano.