GE analisa: quem ganhou, quem perdeu, quem brilhou e quem decepcionou na rodada #29

131

GloboEsporte.com

Alexandre Alliatti

Atacantes em dose dupla roubam a cena em fim de semana excelente para o Palmeiras, muito ruim para o São Paulo e de esperança para Inter e Flamengo.

Teve Leandro Damião, Uribe, Bergson, Vinícius. E teve Deyverson. Em fim de semana de oportunismo dos atacantes, todos marcando em dose dupla, o Palmeiras colocou mais um tijolo na construção do título brasileiro. Manteve-se líder, três pontos à frente do Inter, mas agora com uma rodada a menos em disputa – e viu dois concorrentes, São Paulo e Grêmio, se afastarem de uma briga que parece se restringir à trinca de líderes, complementada pelo Flamengo.

O 2 a 0 sobre o Grêmio só não foi melhor para a turma de Felipão porque Inter e Flamengo tiveram vitórias expressivas: os colorados viraram para 3 a 1 em casa, depois de saírem atrás com três minutos de jogo contra o São Paulo; e os rubro-negros passaram por cima do Fluminense em clássico no sábado: 3 a 0, com (mais uma) grande atuação de Paquetá.

Publicidade
Leandro Damião, de bandeira em punho, celebra um dos gols da vitória sobre o São Paulo  — Foto: Ricardo Duarte / Inter, DVG

Leandro Damião, de bandeira em punho, celebra um dos gols da vitória sobre o São Paulo — Foto: Ricardo Duarte / Inter, DVG

A rodada termina nesta segunda-feira. Às 20h, o Ceará recebe o Botafogo no Castelão (SporTV – menos para o CE –, Premiere e PFCI transmitem ao vivo). Se vencer, o time de Lisca deixa a zona de rebaixamento, dando lugar ao Vitória.

Quem ganhou

O Palmeiras aproveitou a ausência de titulares importantes do Grêmio (Marcelo Grohe, Kannemann, Everton), se impôs e venceu com justiça no Pacaembu. Deyverson fez os dois gols, um em cada tempo, e tornou o Palmeiras o grande vencedor da rodada. O Verdão não perde no Brasileiro há 14 rodadas. É campanha de campeão.

Deyverson manda um coraçãozinho para a torcida no Pacaembu — Foto: Cesar Greco/Agência Palmeiras

Deyverson manda um coraçãozinho para a torcida no Pacaembu — Foto: Cesar Greco/Agência Palmeiras

Mas talvez a vitória do Inter tenha sido ainda mais substancial. Por ser de virada, por ser contra um rival direto, por vir em um momento de oscilação do time no campeonato, pela empolgação da torcida, que quebrou o recorde de público do novo Beira-Rio em jogos colorados (45.263 pessoas). O Inter ainda briga.

Outros vencedores da rodada:

  • Ainda no sábado, o Flamengo foi bastante superior ao Fluminense, venceu com tranquilidade (dois gols de Uribe e um de Léo Duarte) e jogou pressão para os concorrentes no domingo. Acabou novamente ultrapassado pelo Inter e viu a distância para o Palmeiras retornar para quatro pontos. Mas saiu maior da rodada ao ir tão bem em um clássico. Não perde há seis rodadas.
  • O Vasco aproveitou a presença de um Cruzeiro reserva para somar três pontos contra um adversário que, com os titulares, seria bem mais complicado. Pikachu e Maxi López fizeram os gols.
Maxi López e Pikachu dão vitória ao Vasco sobre o Cruzeiro — Foto: André Durão

Maxi López e Pikachu dão vitória ao Vasco sobre o Cruzeiro — Foto: André Durão

  • O Atlético-PR manteve sua escalada na competição (já é o oitavo) ao construir a vitória mais gorda da rodada: 4 a 0 sobre o Sport, com todos os gols no segundo tempo – Thiago Heleno, dois de Bergson e Rony. O Furacão tem 11 vitórias seguidas em casa.
  • Os rivais baianos tiveram bons resultados na luta contra o rebaixamento. O Vitória bateu um concorrente direto, a Chapecoense, fora de casa – 1 a 0, gol de Lucas Fernandes. Com isso, saiu do Z-4 e seca o Ceará nesta segunda para não retornar. E o Bahia teve dificuldades para, em casa, bater o lanterna Paraná por 2 a 0, com dois gols de Vinícius – o primeiro saiu aos 39 do segundo tempo.
  • O Santos, no sábado, manteve a boa fase, venceu o Corinthians por 1 a 0 (Gabigol marcou) e reforçou o sonho de alcançar uma vaga na Libertadores. Tem jogado para isso. Em sétimo, tem apenas quatro pontos de distância para o Atlético-MG, que fecha o G-6.
Gabigol marca contra o Corinthians e chega a 14 gols no Brasileirão; é o artilheiro do campeonato — Foto: Marcos Ribolli

Gabigol marca contra o Corinthians e chega a 14 gols no Brasileirão; é o artilheiro do campeonato — Foto: Marcos Ribolli

  • O América-MG jogou de igual para igual com o Atlético-MG no Independência. Empatou por 0 a 0, mas poderia ter vencido. O problema é que não ganha há seis rodadas.

Quem perdeu

O São Paulo foi presa fácil para o Inter, mesmo saindo na frente no Beira-Rio, aos três minutos, com gol de Liziero. O líder do primeiro turno entrou em parafuso, não vence há cinco rodadas e vê o Palmeiras abrir sete pontos de distância na ponta da tabela. Com dez pontos de vantagem sobre o sétimo colocado, está confortável no G-6, mas corre risco até de perder a vaga direta para a Libertadores, restrita aos quatro primeiros.

Sport é goleado pelo Atlético-PR e ainda perde Magrão, lesionado — Foto: Denis Ferreira Netto/Gazeta do Povo

Sport é goleado pelo Atlético-PR e ainda perde Magrão, lesionado — Foto: Denis Ferreira Netto/Gazeta do Povo

No bloco inferior, mais uma rodada trágica para o Sport, que buscava a ressurreição após vencer o Inter. Ao levar 4 a 0 do Atlético-PR, escancarou as falhas da pior defesa do campeonato, com 49 gols sofridos (mesmo número do Vitória). Vice-lanterna, o Leão pode fechar o dia seis pontos atrás do primeiro time fora da zona de rebaixamento, faltando apenas nove rodadas. Agoniza.

Rodada ruim também para:

  • O Corinthians, que usou apenas três titulares na derrota para o Santos e pode terminar a rodada três pontos à frente da zona de rebaixamento. Há risco.
  • O Fluminense, que vinha de goleada sobre o Paraná e foi facilmente dominado pelo Flamengo.
  • A Chapecoense, derrotada em casa pelo Vitória em um jogo fundamental na luta contra o rebaixamento.
  • Grêmio e Cruzeiro, que pagam o preço da prioridade necessária à Libertadores e à final da Copa do Brasil.
  • O Atlético-MG, que tropeçou contra o América e vê o Santos se aproximando.

Quem brilhou

Leandro Damião, do Inter, foi o cara da rodada. Saiu do banco, após lesão de William Pottker no primeiro tempo, e comandou a vitória do Inter sobre o São Paulo. Fez dois gols e sofreu o pênalti do terceiro, convertido por Nico López. O zagueiro Victor Cuesta, o volante Rodrigo Dourado e o meia D’Alessandro foram outros destaques do time vermelho.

A grande atuação de Damião foi o expoente de uma rodada em que os centroavantes roubaram a cena. A exemplo do goleador colorado, Deyverson fez dois gols para o Palmeiras, Uribe marcou dois para o Flamengo, Bergson anotou dois para o Atlético-PR e Vinícius saiu do banco para também fazer dois para o Bahia. Maxi López, do Vasco, só marcou um, mas contribuiu com um lindo corta-luz para o gol de Pikachu.

Fernando Uribe e Lucas Paquetá: destaques na vitória sobre o Fluminense — Foto: Gilvan de Souza / Flamengo

Fernando Uribe e Lucas Paquetá: destaques na vitória sobre o Fluminense — Foto: Gilvan de Souza / Flamengo

Em uma rodada de centroavantes, não poderia faltar Gabigol, que colocou mais um na conta para se consolidar na artilharia do Brasileirão, com 14 gols. Lucas Fernandes, do Vitória, que joga mais aberto, também fez ótima partida. Foi dele o gol contra a Chape.

O fim de semana também teve bom desempenho de zagueiros – casos de Léo Duarte, do Flamengo, Luan, do Palmeiras, Thiago Heleno, do Atlético-PR, e o já citado Victor Cuesta, do Inter.

E merecem menção dois jogadores que não fizeram gols, mas foram fundamentais para as vitórias de seus times: Dudu, do Palmeiras, e Lucas Paquetá, do Flamengo.

Seleção da rodada 29 do Campeonato Brasileiro — Foto: GloboEsporte.com

Seleção da rodada 29 do Campeonato Brasileiro — Foto: GloboEsporte.com

Quem decepcionou

A falha de Bressan, zagueiro do Grêmio, no segundo gol de Deyverson para o Palmeiras foi um dos lances mais chamativos em uma rodada de bons jogos – mais marcada por acertos do que por erros.

Digão, do Fluminense, também colaborou com o terceiro gol do Flamengo, e times de mau rendimento ofensivo viram atuações apagadas de jogadores como Nenê, do São Paulo, Luan, do Grêmio, e Jonathas, do Corinthians. Anderson Martins, zagueiro do São Paulo, foi o único expulso do fim de semana. Fez má partida.

Anderson Martins recebe cartão amarelo; foi o único expulso no fim de semana — Foto: RODRIGO ZIEBELL/FRAMEPHOTO/ESTADÃO CONTEÚDO

Anderson Martins recebe cartão amarelo; foi o único expulso no fim de semana — Foto: RODRIGO ZIEBELL/FRAMEPHOTO/ESTADÃO CONTEÚDO

Números e curiosidades

  • O Palmeiras não é líder por acaso. Só ele venceu todas as últimas quatro partidas no campeonato.
  • O São Paulo tem um alento. Fará cinco dos próximos seis jogos na capital paulista – quatro como mandante e um contra o Corinthians na arena do rival.
  • Victor, goleiro do Atlético-MG, foi importante para evitar a derrota para o América. Ele chegou a 47 defesas difíceis no campeonato. Só Éverson, do Ceará, tem mais: 50.
  • A boa campanha do Inter se sustenta em muito comprometimento de seus jogadores. Um exemplo está no ranking de roubadas de bola do campeonato. Três colorados estão no top-10: Patrick em primeiro (empatado com Sander, do Sport), Rodrigo Dourado em quarto e Victor Cuesta em sétimo.
  • O Atlético-PR bombardeou o Sport. Foram 26 finalizações, o maior número da rodada – e mais do que a soma dos dois times nos clássicos Atlético-MG x América-MG e Santos x Corinthians.

Imagens da rodada

Por trás das maluquices de Deyverson, bate um coração carinhoso. O atacante comemorou os dois gols contra o Grêmio com uma homenagem a Nickollas, o menino cego para quem a mãe narra os lances do Palmeiras. Relembre aqui a história do garoto de 11 anos.

Deyverson comemora dia especial e dedica gols a torcedor-mirim

Deyverson comemora dia especial e dedica gols a torcedor-mirim

O domingo foi bem menos interessante para Gabriel, do Sport. Ele terminou o jogo contra o Atlético-PR como goleiro – Magrão, uma pena, se machucou e só volta ano que vem. Seus 1,78m de altura não ajudaram muito na tarefa de evitar os gols do rival. Os dois últimos na goleada de 4 a 0 saíram já com o meia como goleiro.

Magrão se machuca, e Gabriel vai para o gol do Sport

Magrão se machuca, e Gabriel vai para o gol do Sport

Quem também viveu momentos para esquecer foi o árbitro Péricles Bassols. Parte do equipamento de comunicação foi parar dentro da orelha do juiz em Santos x Corinthians, e ele precisou ser atendido pela equipe médica do Peixe. Com ajuda… de uma pinça.

Árbitro é atendido no Pacaembu

Árbitro é atendido no Pacaembu

No mesmo jogo, Cuca, técnico do Santos, resolveu mostrar a habilidade dos tempos de jogador ao dominar uma bola com o ombro. E mandou direto na cabeça do pobre do bandeira.

Cuca tenta dominar e acerta bandeirinha

Cuca tenta dominar e acerta bandeirinha

E falando em técnico, que tal a recepção dos colorados a Diego Aguirre, comandante do São Paulo? Antes do jogo no Beira-Rio, ele passou cerca de dez minutos tirando fotos com torcedores do Inter na mureta que separa o campo das arquibancadas. O uruguaio, ex-jogador do clube, foi campeão gaúcho e semifinalista da Libertadores de 2015 como treinador.

Diego Aguirre é saudado por torcedores do Inter — Foto: Fabíola Andrade

Diego Aguirre é saudado por torcedores do Inter — Foto: Fabíola Andrade