São Paulo tenta afastar fantasma do Palmeiras-2009; Diego Souza é personagem em comum

366

GloboEsporte.com

Leandro Canônico e Tossiro Neto

Tricolor quer evitar perda de título brasileiro após queda de produção; atacante estava no Verdão que desperdiçou chance de ser campeão.

A queda de produção do São Paulo no segundo turno do Campeonato Brasileiro de 2018 lembra a vivida pelo Palmeiras em 2009 na mesma competição.

O comparativo virou assunto, principalmente, porque as duas equipes se enfrentam no Morumbi neste sábado, às 18h, pela 28ª rodada da competição nacional.

Publicidade

Outro ponto que fortalece a comparação é que Diego Souza, artilheiro do São Paulo na temporada com 14 gols, fazia parte do elenco do Palmeiras naquela ocasião.

Ainda que Diego Souza esteja fazendo sua parte, o São Paulo caiu mesmo de rendimento e perdeu a liderança justamente para o rival. Neste segundo turno, em oito jogos, apenas duas vitórias.

Diego Souza era um dos principais jogadores do Palmeiras-2009, assim como é no São Paulo-2018 — Foto: infoesporte

Diego Souza era um dos principais jogadores do Palmeiras-2009, assim como é no São Paulo-2018 — Foto: infoesporte

Foi também no mês de outubro que, em 2009, por conta de desfalques e problemas de relacionamento, o Palmeiras passou a cair de rendimento e flertar com a perda da liderança.

Depois de uma derrota por 2 a 0 para o Flamengo dentro de casa, a palavra “medo” entrou no vocabulário do elenco, mesmo ainda com quatro pontos de distância na primeira posição.

– Vou dizer que tenho medo, quero vencer. Medo de adversário, não. Medo de chegar hoje, faltando oito jogos, e não conseguir vencer o Campeonato Brasileiro, tendo quatro pontos na frente… Acho que fico com um pouco de receio, sim – disse Diego Souza.

Veja abaixo a entrevista dele na época:

Relembre a declaração de Diego Souza quando jogava pelo Palmeiras, em 2009

Relembre a declaração de Diego Souza quando jogava pelo Palmeiras, em 2009

Depois disso, só vieram duas vitórias (sobre Goiás e Atlético-MG). Nas demais seis partidas, o Palmeiras teve dois empates (Corinthians e Sport) e quatro derrotas (Santo André, Fluminense, Grêmio e Botafogo).

Ao fim da última rodada, o Palmeiras se viu em quinto lugar, cinco pontos abaixo do campeão Flamengo e sem vaga até para a Taça Libertadores do ano seguinte.

O São Paulo, nesse momento, apesar da terceira colocação, só depende das próprias forças para ser campeão brasileiro, já que tem dois confrontos diretos na sequência: o líder Palmeiras, neste sábado, no Morumbi, e o vice-líder Inter, no dia 14, no Beira-Rio, em Porto Alegre.

Nesta temporada, o Palmeiras quer fazer com o São Paulo o que o Flamengo fez com ele em 2009. O time carioca, que foi o campeão, chegou a estar 12 pontos atrás do Verdão, mas conseguiu tirar a diferença e passar à frente. Neste ano, o Tricolor chegou a abrir oito pontos em relação ao rival.

Diego Souza foi o jogador do São Paulo que mais foi às redes neste ano: 14 vezes — Foto: Marcos Ribolli

Diego Souza foi o jogador do São Paulo que mais foi às redes neste ano: 14 vezes — Foto: Marcos Ribolli

Nas contas do São Paulo, externadas na voz de Diego Souza no começo do Brasileirão, tudo ainda está dentro do planejamento. De acordo com o atacante, as dez rodadas finais é que vão definir o campeão.

– O nosso objetivo é ser campeão, estar entre os cinco primeiros colocados faltando dez rodadas. Essa é a nossa meta. Porque você estando ali no bolo faltando dez rodadas é um campeonato à parte, porque aí começa briga por tudo quanto é coisa – falou Diego Souza, em maio.

Após 27 rodadas, o Palmeiras lidera o Brasileirão com 53 pontos, mesmo número do vice-líder Inter, que tem menor saldo de gols, e só um ponto à frente do terceiro colocado São Paulo. A proximidade aumenta ainda mais a rivalidade do Choque-Rei de sábado. Promessa de jogão.