Unanimidade no Palmeiras, Felipão amarga freguesia no Choque-Rei

292

GazetaEsportiva.net

O técnico Luiz Felipe Scolari é um dos grandes responsáveis pela ascensão do Palmeiras no Campeonato Brasileiro, entretanto, não ostenta um retrospecto favorável quando enfrenta o São Paulo. Desde que decidiu se tornar treinador de futebol, Felipão enfrentou o Tricolor enquanto esteve à frente do Verdão 18 vezes e acabou sendo derrotado em oito oportunidades.

Sob o comando do técnico, o Palmeiras venceu apenas quatro vezes, além de outros seis empates. Agora em sua terceira passagem pelo Verdão, Luiz Felipe Scolari vive um momento completamente diferente da última vez em que esteve à frente do clube. Dispondo de um elenco repleto de opções de qualidade e também de um estádio, o treinador espera surpreender o Tricolor em pleno Morumbi e manter a liderança do Brasileirão.

Publicidade

Fato é que Luiz Felipe Scolari terá de deixar a história de lado neste sábado, no Morumbi, para vencer o que, para muitos, é a decisão antecipada do Campeonato Brasileiro. Embora tenha vencido o Tricolor no primeiro Choque-Rei de sua carreira, acabou sendo eliminado do Rio-São Paulo e Campeonato Paulista de 1998 pelo adversário, em ambas as oportunidades na semifinal.

Já no ano seguinte, embora tenha chegado na final do Campeonato Paulista, o Palmeiras novamente não se deu bem contra o São Paulo, sendo goleado por 5 a 1 em pleno Morumbi. A “freguesia” se manteve em 2000, quando o Tricolor eliminou o Verdão na Copa do Brasil, vencendo os dois jogos das quartas de final.

Somente na segunda passagem de Felipão a situação ficou um pouco mais equilibrada. Em 2010, vitória do São Paulo no Campeonato Brasileiro por 2 a 0, no Pacaembu, com mando do Palmeiras. No ano seguinte, um empate em 1 a 1 pelo Paulistão, novo empate em 1 a 1 no primeiro turno do Brasileiro, mas, enfim, triunfo alviverde no returno por 1 a 0, graças ao gol de falta de Marcos Assunção.

Já em 2012 os confrontos entre Palmeiras e São Paulo com Felipão à beira do campo foram ainda mais equilibrados. Pelo Campeonato Paulista, em Presidente Prudente, as duas equipes acabaram empatando em 3 a 3. Mais tarde, no Brasileirão, nova igualdade no placar, desta vez por 1 a 1.

Confira todos os clássicos entre Palmeiras e São Paulo com Felipão à beira do campo:

1997:

Morumbi: São Paulo 0 x 2 Palmeiras – Campeonato Brasileiro (Scolari)

1998:

Pacaembu: São Paulo 1 x 2 Palmeiras – Torneio Rio-São Paulo (Scolari)

Brinco de Ouro: Palmeiras 0 x 1 São Paulo – Torneio Rio-São Paulo

Morumbi: Palmeiras 1 x 2 São Paulo – Campeonato Paulista

Morumbi: São Paulo 3 x 1 Palmeiras – Campeonato Paulista

Pacaembu: Palmeiras 2 x 1 São Paulo – Campeonato Brasileiro

1999:

Morumbi: São Paulo 4 x 4 Palmeiras – Campeonato Paulista

Morumbi: Palmeiras 1 x 5 São Paulo – Campeonato Paulista

Morumbi: São Paulo 0 x 0 Palmeiras – Campeonato Brasileiro

2000:

Morumbi: São Paulo 2 x 1 Palmeiras – Campeonato Paulista

Morumbi: São Paulo 2 x 1 Palmeiras – Copa do Brasil

Parque Antarctica: Palmeiras 2 x 3 São Paulo – Copa do Brasil

2010:

Pacaembu: Palmeiras 0 x 2 São Paulo – Campeonato Brasileiro

2011:

Morumbi: São Paulo 1 x 1 Palmeiras – Campeonato Paulista

Morumbi: São Paulo 1 x 1 Palmeiras – Campeonato Brasileiro

Pacaembu: Palmeiras 1 x 0 São Paulo – Campeonato Brasileiro

2012:

Prudentão: Palmeiras 3 x 3 São Paulo – Campeonato Paulista

Arena Barueri: Palmeiras 1 x 1 São Paulo – Campeonato Brasileiro