GloboEsporte.com
Leandro Canônico
Em jogo que Nenê perdeu pênalti e time teve 76% de posse de bola, Tricolor teve resultado ruim no Morumbi e se complicou na luta pelo G-4.
Vamos começar pelos números do São Paulo no jogo contra o Sport, no estádio do Morumbi, pela 37ª rodada do Campeonato Brasileiro, na noite da última segunda-feira:
- 76% de posse de bola
- 18 finalizações
- 9 chances reais de gol
- 21 bolas levantadas na área
Normalmente, uma equipe com um volume ofensivo como esse teria vencido a partida. Mas o fato de o São Paulo ter apenas empatado por 0 a 0 com o Sport, 18º colocado do Brasileirão, em casa, e ter perdido mais uma chance de entrar no G-4, revela muito sobre o Tricolor do segundo turno.
Aquele São Paulo que encantou no primeiro turno com 72% de aproveitamento e uma liderança sólida deu lugar a um time sem poder de definição, o principal motivo da queda de produção. O pênalti perdido por Nenê, em momento crucial do jogo, é um bom exemplo.
– A minha missão, e encaro de peito aberto, com pouco tempo que tenho para treinar, é aumentar o poder de fogo, o repertório ofensivo. E sinto realmente que a gente tem evoluído, mas ainda de maneira insuficiente para vencer o jogo – resumiu o técnico André Jardine.
Melhores momentos de São Paulo 0 x 0 Sport pela 37ª rodada do Campeonato Brasileiro
Efetivado no cargo no último domingo, o técnico tem uma missão ainda mais importante dessa que considera fundamental na reta final do Brasileirão: recolocar o Tricolor no caminho dos títulos. E a receita para isso, segundo Jardine, é:
- Ter uma equipe ofensiva
- Que não deixe o adversário jogar
- E mantenha a bola no pé
– Eu acredito na minha capacidade de fazer isso – falou o treinador do Tricolor.
Para ter mais tranquiliade, portanto, para colocar em prática suas ideias, seria fundamental que o São Paulo conseguisse se classificar direto para a fase de grupos da Libertadores.
Mas o Tricolor não depende mais das próprias forças como antes de entrar em campo contra o Sport. Precisa, além de vencer a Chapecoense no próximo domingo, fora de casa, torcer por um tropeço do Grêmio diante do Corinthians, em Porto Alegre.
Reinaldo, do São Paulo, tenta cavar pênalti em vez de chutar, leva amarelo e está suspenso — Foto: Marcos Ribolli