Máfia no futebol: Justiça de São Paulo retoma julgamento de acusados de manipular resultados

429

GloboEsporte.com

Leonardo Lourenço

Audiência é marcada para 28 de novembro para ouvir testemunhas de acusação; onze pessoas são acusadas de fraude.

A Justiça de São Paulo irá retomar no próximo dia 28 de novembro o julgamento de 11 pessoas acusadas de manipular resultados de jogos de futebol, quase um ano depois da única audiência realizada.

Estão previstos os depoimentos de dois policiais civis que participaram da investigação que culminou na Operação Game Over, deflagrada em fevereiro de 2016. Além deles, o juiz Paulo de Abreu Lorenzino pretende começar a ouvir testemunhas de defesa.

Publicidade

O julgamento teve uma primeira audiência em dezembro de 2017, mas ela foi suspensa cerca de duas horas depois de começar – testemunhas de acusação faltaram, e o Ministério Público insistiu no depoimento delas, que devem ser ouvidas antes das que foram arroladas pelos acusados.

A investigação apontou uma rede de manipuladores que fraudava resultados de partidas de futebol de campeonatos de pouca visibilidade, como divisões menores de São Paulo.

Organograma da quadrilha que adulterou resultados no futebol para favorecer apostadores asiáticos — Foto: Reprodução

Organograma da quadrilha que adulterou resultados no futebol para favorecer apostadores asiáticos — Foto: Reprodução

Segundo a Polícia Civil e o Ministério Público, o grupo era chefiado por Anderson Silva Rodrigues, que atuava em favor de dois malaios, Jawahir Bin Saliman e Zulfika Bin Mohd Sultan. As manipulações beneficiavam apostadores asiáticos.

Os réus respondem ao processo em liberdade e serão os últimos a serem ouvidos durante o julgamento. Os dois malaios identificados pela polícia jamais foram localizados.

Tido como líder da quadrilha no Brasil, Rodrigues afirmou, em delação premiada, que o grupo tinha intenção de arrendar um clube de menor expressão no país para facilitar as fraudes.