Mais precoce que David Neres, Helinho vai treinar a pé e vira “desfalque” da base do São Paulo

777

GloboEsporte.com

Leandro Canônico e Marcelo Hazan

Injuria racial, renovação de contrato, promoção ao profissional, drible desconcertante em treino e gol na estreia: tudo isso aconteceu em 2018 com a nova joia do Tricolor.

Helinho brilha em empate do São Paulo contra o Flamengo

Helinho brilha em empate do São Paulo contra o Flamengo

Abrem-se os portões do CT da Barra Funda. Dali sai um jogador magro, com cara de garoto. Ele caminha tranquilamente sem ser perturbado e vai andando para casa, assim como chegou ao treino, pois mora bem perto do local. Seu nome é Helinho, nova revelação do São Paulo.

Publicidade

A cena aconteceu ao menos duas vezes em outubro e foi vista pela reportagem do GloboEsporte.com. Até o último domingo, quando o São Paulo empatou com o Flamengo por 2 a 2, Helinho podia andar na rua quase como um desconhecido.

O golaço marcado na estreia como profissional do São Paulo (veja no vídeo acima), no entanto, deverá mudar a rotina de Helinho – ele foi o primeiro atleta revelado em Cotia a balançar a rede logo na estreia.

– Foi um momento inesquecível – disse Helinho, ao site oficial.

Agora o meia-atacante se trata de um rosto mais conhecido do grande público e de um novo “desfalque” para a base do São Paulo – veja abaixo o comentário do coordenador da base tricolor, Pedro Smania:

Helinho (à dir.) comemora golaço em estreia pelo São Paulo — Foto: Flavio Florido/BP Filmes

Helinho (à dir.) comemora golaço em estreia pelo São Paulo — Foto: Flavio Florido/BP Filmes

Helinho nasceu no ano 2000. O gol marcado logo na estreia do profissional, com 18 anos, torna-o mais precoce do que David Neres, maior revelação recente do São Paulo.

Hoje no Ajax, da Holanda, David Neres tinha 19 anos quando fez seu primeiro gol pelo São Paulo, diante da Ponte Preta, também no Morumbi, em 2016.

Era o segundo jogo de David Neres como profissional e o primeiro sendo titular. Antes, na estreia, ele tinha saído do banco e ajudado o São Paulo a virar contra o Fluminense em jogo fundamental para a fuga do rebaixamento – embora tenha mudado o jogo, naquela ocasião David Neres não balançara a rede.

Helinho em ação durante jogo-treino no CT do São Paulo — Foto: Marcelo Hazan

Helinho em ação durante jogo-treino no CT do São Paulo — Foto: Marcelo Hazan

O que o São Paulo pensa de Helinho como jogador?

Os profissionais de futebol do São Paulo avaliam Helinho como um jogador vertical, com boa mira nas finalizações de média distância e perigoso no um contra um.

Helinho também é considerado um atleta de força e que gosta de puxar o jogo de fora para dentro em busca de finalizações e assistências que trazia essas informações.

Foi exatamente isso o que o canhoto fez pela ponta direita no gol contra o Flamengo. Trata-se de uma jogada característica de Helinho desde os tempos de base.

O São Paulo vê margem para Helinho evoluir, principalmente fisicamente. Ele tem potência e consegue dar tiros com força por poucos metros. É considerado um jogador rápido, mas não um velocista. Apesar de ser ponta, também pode atuar fechado atrás do centroavante quando há laterais que vão ao fundo.

Passo a passo: veja a trajetória recente de Helinho, novo meteoro de Cotia

Injuria racial

Helinho foi alvo de uma ofensa racista durante um duelo entre São Paulo e Nacional do Uruguai, em Montevidéu, pela Libertadores Sub-20. A partida ocorreu em fevereiro.

Helinho é chamado de

Helinho é chamado de “macaco” em jogo da Libertadores Sub-20

Renovação de contrato

Em maio, Helinho renovou contrato até abril de 2023. O vínculo anterior acabaria em novembro de 2020.

Promovido ao profissional

Ao lado de Antony e Igor Gomes, Helinho foi promovido definitivamente ao elenco profissional em setembro.

Antony, Igor Gomes e Helinho: trio foi promovido pelo São Paulo — Foto: Rubens Chiri/saopaulofc.net

Antony, Igor Gomes e Helinho: trio foi promovido pelo São Paulo — Foto: Rubens Chiri/saopaulofc.net

Drible desconcertante

Em outubro, Helinho mostrou seu cartão de visitas em um jogo-treino no CT da Barra Funda. Ele deu um lindo drible e armou a jogada de um dos gols da atividade (veja abaixo).

Helinho dá lindo drible em treino do São Paulo — Foto: reprodução

Helinho dá lindo drible em treino do São Paulo — Foto: reprodução

Ronaldinho Gaúcho é o ídolo do garoto tímido

Nas categorias de base, Helinho sempre chamou a atenção por seu jeito discreto. A timidez é a sua marca. Bem diferente daquele que é o seu ídolo no futebol: o extrovertido Ronaldinho Gaúcho.

Natural de Sertãozinho, no interior de São Paulo, mesma cidade de Éder Militão, hoje no Porto, de Portugal, Helinho se assemelha ao conterrâneo. Quando faz gol, prefere o silêncio.

Ronaldinho Gaúcho durante a Copa do Mundo na Rússia: craque é o ídolo de Helinho — Foto: Reuters

Ronaldinho Gaúcho durante a Copa do Mundo na Rússia: craque é o ídolo de Helinho — Foto: Reuters

Foi assim depois do jogo contra o Flamengo, em sua estreia pelo profissional. Helinhou passou na zona mista e apenas acenou aos jornalistas, revelando sua timidez.

No profissional, o garoto de 18 anos reencontrou Brenner, que fazia parte da sua turma na base, e o auxiliar fixo André Jardine, antigo treinador em Cotia. Conhecidos que vão ajudar Helinho em sua adaptação.