Não foi por acaso: golaço contra Flamengo é jogada característica de Helinho, do São Paulo

180

GloboEsporte.com

Marcelo Hazan

Garoto fez pelo menos outros dois gols nas categorias inferiores do Tricolor da mesma maneira.

Helinho se apresentou ao grande público com o golaço marcado logo na estreia pelo São Paulo. A jogada individual com drible e finalização de pé esquerdo de fora da área contra o Flamengo surpreendeu quem não o conhecia – o duelo terminou empatado por 2 a 2 no Morumbi.

No entanto, trata-se de uma jogada característica de Helinho. Na base, o garoto de 18 anos fez ao menos dois gols bem parecidos com o marcado diante do Flamengo.

Publicidade

Caminho do gol: Helinho tem jogada característica para balançar a rede — Foto: Érico Leonan / saopaulofc.net

Caminho do gol: Helinho tem jogada característica para balançar a rede — Foto: Érico Leonan / saopaulofc.net

Canhoto, Helinho gosta de atuar pelo lado direito, pois tem facilidade de puxar o jogo de fora para dentro em busca de finalizações e assistências.

– Esse gol do Helinho já vi uns cinco na base: corta para dentro e chuta. Quem não conhecia falou: “Nossa, que golaço”, mas ele está acostumado a fazer gol assim. Joga muito – disse Liziero, outra revelação de Cotia e que se firmou no profissional em 2018.

São Paulo 6 x 1 Atlético Venezuela – Libertadores sub-20 – fevereiro (primeiro gol)

São Paulo 3 x 1 Brasil de Pelotas – Copa do Brasil sub-20 – abril (Helinho inicia a jogada do gol no minuto 1:27)

A jogada é tão marca registrada de Helinho que um torcedor previu como seria seu primeiro gol pelo São Paulo antes do jogo com o Flamengo (veja o vídeo divulgado pelo Tricolor).

Essa jogada de Helinho também depende do auxílio da ultrapassagem dos laterais em direção ao fundo para abrir a marcação (justamente o movimento executado por Bruno Peres no gol contra o Flamengo).

Os profissionais de futebol do São Paulo avaliam Helinho como um jogador vertical, com boa mira nas finalizações de média distância e perigoso nos lances individuais. Ele também é considerado um atleta de força.

O São Paulo vê margem para Helinho evoluir, principalmente fisicamente. Ele tem potência e consegue dar arrancadas em poucos metros. É considerado um jogador rápido, mas não um velocista. Apesar de ser ponta, também pode atuar fechado atrás do centroavante quando há laterais que vão ao fundo.

Helinho fez golaço pelo São Paulo contra o Flamengo — Foto: Paulo Pinto/saopaulofc.net

Helinho fez golaço pelo São Paulo contra o Flamengo — Foto: Paulo Pinto/saopaulofc.net

Apesar do golaço, não é possível saber se Helinho será titular contra o Corinthians, sábado, às 17h, em Itaquera.

O técnico Diego Aguirre terá as voltas de Hudson, Jean (estavam suspensos) e Everton (recuperado de estiramento na coxa esquerda). Luan e Rojas (lesionados) estão fora. Everton Felipe se recupera de lesão no joelho direito e provavelmente ficará fora.