10 anos de um capítulo histórico no futebol brasileiro: o Tri consecutivo

235

No dia 7 de dezembro de 2008, São Paulo conquistou o sexto título da competição nacional

Michael Serra e Érico Leonan – Site Oficial

O início do Tri, em 2006

FOTO 1 por Rubens Chiri / saopaulofc.net  – O início do Tri, em 2006

No dia 7 de dezembro de 2008, após ter somente 1% de chances de ser campeão, o Tricolor escreveu um capítulo inédito na história do futebol no país: foi tricampeão brasileiro de forma consecutiva! O São Paulo, aliás, nunca havia sido tricampeão consecutivo em qualquer competição de futebol profissional até o inesquecível confronto com o Goiás (1 x 0), no Distrito Federal.

A conquista, com muito trabalho – uma das marcas de Muricy Ramalho -, contrariou as probabilidades que davam às chances de título ao clube. O Hexa veio e complementou as memoráveis campanhas vitoriosas de 2006 e 2007 do Campeonato Brasileiro.

Publicidade

Não foi fácil. Após conquistar o mundo, o continente e o brasil por duas vezes, entre 2005 e 2007, o São Paulo iniciou o Brasileirão de 2008 justamente como nos dois anos anteriores, em meio a decisões da Copa Libertadores. A eliminação no último minuto do torneio sul-americano, frente ao Fluminense, nessa temporada foi um peso a mais para suportar durante a disputa do nacional.

Perder para o Grêmio no começo do returno, fora de casa, seria o sinal de que não seria mais possível alcançar o primeiro posto do campeonato, visto que justamente esse adversário liderava a disputa até então e o Tricolor ficaria onze pontos atrás na classificação, em quinto lugar.

Para defender o título, então, o Tricolor contou com uma arrancada que emplacou 18 jogos invictos. Os triunfos fora de casa, diante de Botafogo (2 x 1), Portuguesa (3 x 2) e Vasco da Gama (2 x 1) foram fundamentais para que o São Paulo chegasse ao duelo final – diante do Goiás – da competição na briga pelo troféu.

Por punição da justiça, o time do Centro-Oeste mandou a partida no Distrito Federal, que viu a festa tricolor ser completa depois da cobrança de uma falta por Rogério Ceni, onde Borges marcou o gol do título na sequência do rebote.

Foi o sexto Campeonato Brasileiro da história do Tricolor! E o primeiro tricampeonato consecutivo do clube, como também o único realizado no torneio, entre todos os times, até hoje!