São Paulo escala Lugano em sorteio da Libertadores; veja possíveis rivais

2490

UOL

José Eduardo Martins

Lugano vai representar o São Paulo no sorteio da Copa Libertadores, nesta segunda-feira, no Paraguai
  • AFP PHOTO / NORBERTO DUARTE Lugano vai representar o São Paulo no sorteio da Copa Libertadores, nesta segunda-feira, no Paraguai

O São Paulo já definiu a sua comissão para o sorteio dos grupos da Copa Libertadores de 2019. O superintendente de relações institucionais, Diego Lugano, e o diretor adjunto de futebol do clube, Fernando Bracalle, foram designados para acompanhar o evento, que será realizado nesta segunda-feira (17), a partir das 21h30 (horário de Brasília), em Luque, no Paraguai.

O ex-zagueiro e campeão mundial de 2005 pelo Tricolor tem feito o trabalho de estreitar o vínculo do clube com adversários e principais entidades do futebol. Neste ano, por exemplo, ele acompanhou a Copa do Mundo na Rússia, a final da Liga dos Campeões da Europa, na Ucrânia, e da Copa Libertadores, na Argentina. 

Publicidade

Quinto colocado no Campeonato Brasileiro, o São Paulo vai disputar a fase de eliminatória do torneio continental. O primeiro jogo do mata-mata na Pré-Libertadores será entre os dias 5 e 7 de fevereiro. Já na fase de grupos a estreia só será a partir do dia 5 de março. Muito antes, em janeiro, o São Paulo viaja para os Estados Unidos, onde fica até o dia 14 para a disputa da Florida Cup. Ainda em janeiro, a equipe do Morumbi começa a sua participação no Campeonato Paulista.

O São Paulo está no pote 1 da Pré-Libertadores, ao lado de Atletico Nacional (COL), Atlético-MG, Libertad (PAR), Universidad de Chile (CHI), Barcelona de Guayaquil-EQU, Caracas (VEN) e um colombiano (Independiente Medellín ou Junior Barranquilla). No outro pote estão: Talleres (ARG), Danubio (URU), Palestino (CHI), Melgar-PER, um boliviano (San Jose ou Royal Pari) e os três vencedores da primeira etapa (que conta com Defensor Sporting-URU, Nacional-PAR, Real Garcilaso-PER, Deportivo La Guaira-VEN, The Strongest-BOL e Delfín-EQU). 

Ou seja, logo de cara, o São Paulo pode enfrentar um adversário que represente uma escola tradicional, como o Defensor Sporting, que revelou o atacante tricolor Gonzalo Carneiro, ou o argentino Talleres. Até mesmo por isso, o São Paulo tem acelerado o seu trabalho no mercado da bola. O clube já contratou os laterais Igor Vinicius e Léo Pelé – além de analisar a possibilidade de trazer Willian Arão, do Flamengo, Victor Ferraz, do Santos, e Pablo, do Atlético-PR -, e busca a renovação com o volante Hudson. Por outro lado, o Goiás já acertou a contratação do goleiro Sidão

O São Paulo já chegou a participar da Pré-Libertadores. Em 2016, o Tricolor disputou a fase contra os peruanos do César Vallejo e teve dificuldade para obter a vaga. Na ocasião, a equipe, então comandada pelo argentino Edgardo Bauza, empatou por 1 a 1 fora de casa e ganhou por 1 a 0 no Pacaembu para se classificar.