São Paulo ostenta o título de pior passador do Campeonato Brasileiro

360

UOL/LancePress

  • Rubens Chiri / saopaulofc.net

Quinto colocado no Campeonato Brasileiro, o São Paulo encerrou sua participação na principal competição do país com um número negativo. Segundo o levantamento realizado pela Footstats, o Tricolor foi quem mais errou passes nesta edição do torneio. Ao todo, a equipe do Morumbi falhou em 12,5% dos mais de 13 mil passes dados ao longo das 38 rodadas.

Ao todo, o São Paulo errou 1.649 passes, o que lhe deu uma média de 43,4 erros por partida. Os números são os piores entre os 20 clubes que disputaram o Campeonato Brasileiro. No outro extremo da tabela ficou o Atlético-PR. O Furacão perdeu a posse de bola por erro no fundamento em 1.287 vezes. O número, no entanto, corresponde a 7,5% dos passes trocados pelos curitibanos na competição nacional.

As estatísticas, apesar de ruins, possuem relação direta com o período do uruguaio Diego Aguirre no clube. Durante a maior parte da temporada, o Tricolor optou por esperar seu adversário e apostar nos contra-ataques para ganhar as partidas. O estilo de jogo, que não visava sempre ter a posse de bola, gerava erros por conta da dificuldade na tomada de decisões.

Durante a maior parte da temporada, a estratégia deu certo. O São Paulo conquistou o título simbólico do primeiro turno e chegou a flertar com a possibilidade de título. Prova disto é que o São Paulo precisou, em média, de 286 passes para fazer cada um de seus 46 gols no Brasileirão, a terceira melhor marca do campeonato.

Para o ano que vem, no entanto, o Tricolor deve atuar de uma outra forma. Promovido ao cargo de treinador no São Paulo, André Jardine já deixou claro que gosta de preservar a posse de bola e ter uma postura agressiva.

Diante deste contexto, a diretoria corre contra o tempo para buscar reforços. O flamenguista Willian Arão é um dos nomes cotados para o elenco em 2018. Os laterais Igor Vinícius e Léo Pelé – ambos com características ofensivas – já foram contratados. A esperança é de dias melhores no Morumbi.