Jardine avalia bem o São Paulo no Torneio de Flórida e diz que time titular ainda não está definido

1076

GloboEsporte.com

Leandro Canônico

Técnico do Tricolor faz balanço das duas derrotas e promete time com sede de vitória para os jogos oficiais.

Apesar das derrotas para o alemão Eintracht Frankfurt e para o holandês Ajax, no Torneio da Flórida, nos Estados Unidos, o técnico André Jardine avalia como positiva a participação do São Paulo na competição.

A comissão técnica e a diretoria do Tricolor já haviam deixado evidente que os resultados no Torneio da Flórida estariam em segundo plano. A prioridade, no caso, era testar o elenco, observar os reforços e dar condicionamento ao time.

Publicidade

– Temos muita noção que nos amistosos aqui o resultado estava em segundo plano. A gente quer sempre ganhar. E especialmente a partir do próximo jogo, o foco total vai ser vencer. Se tiver que jogar mal e ganhar, a gente prefere ganhar. Mas aqui a gente estava com o foco na construção da equipe, no treinamento, em evoluir algumas coisas, em ter algumas ideias – avaliou Jardine.

André Jardine e a comissão técnica do São Paulo contra o Ajax — Foto: Rubens Chiri / saopaulofc.net

André Jardine e a comissão técnica do São Paulo contra o Ajax — Foto: Rubens Chiri / saopaulofc.net

O técnico do São Paulo, agora, começa a preparar o time para a estreia no Campeonato Paulista, dia 19, contra o Mirassol, às 19h30, no Pacaembu. A equipe titular, segundo ele, ainda não está definida. Apesar de ter trocado apenas o goleiro de um jogo para o outro no time que começaram os jogos do Torneio da Flórida.

– A equipe titular ainda não existe. Eu acho que viemos aqui para observar quase todos os jogadores. É uma pena que eu não tenha podido colocar todos. E agora ganho mais uns dias de treinamento para pensar muito. Em todas as alternativas que o elenco nos dá, sempre vai ser jogo a jogo. Vão ter jogos que vamos entrar com formações mais ofensivas, outros mais agressivas. Vão ter jogos que vamos entrar com uma prudência, com uma precaução maior – disse o técnico.

– Eu vou pensar, analisar, rever os jogos, analisar o desempenho de cada um e tentar ser o mais justo possível a partir do primeiro jogo e premiar aqueles que estão vivendo o melhor momento e, acima de tudo, encaixar uma equipe que nos dê estrategicamente mais condições de vencer cada jogo – acrescentou.

O São Paulo faz ainda mais dois treinos nos Estados Unidos, domingo e segunda-feira, e depois retorna ao Brasil. Na terça-feira, treina no CT da Barra Funda.

Os melhores momentos de São Paulo 2 x 4 Ajax pelo Torneio da Flórida

Os melhores momentos de São Paulo 2 x 4 Ajax pelo Torneio da Flórida

Balanço do jogo contra o Ajax
– Um amistoso de um nível altíssimo de dificuldade. O Ajax levou bastante a sério a partida de hoje, colocou a equipe titular. O Ajax tem feito uma grande temporada. Fiquei satisfeito com a atuação do primeiro tempo, não só pela vitória, mas pela entrega, pela maneira que marcou. A gente sabia que ia ser a tônica do jogo. O Ajax com um nível superior de preparação física. Isso ia se impor em algum momento do jogo. O segundo tempo fica uma pontinha de frustração, porque a gente confia na força do nosso elenco, mas sabia que principalmente os meninos iam sentir mais o jogo. Nosso segundo time tem vários jovens. E fica a frustração do resultado, porque acho que o placar do jogo não reflete o que foi. Tivemos situações importantes para aumentar o placar antes de tomar o segundo gol. O 4 a 2 foi um pouco pesado com a gente.

O que agradou? O que não agradou?
– No primeiro tempo do primeiro jogo, o que eu gostei foi que tivemos uma equipe muito mais agressiva do que hoje. Conseguiu marcar em cima, construir umas situações importantes de gol. Sofreu um gol fatídico, de um erro nosso, que conversamos muito e dificilmente vai voltar a acontecer um erro daquela natureza. Mas gostei de ver a nossa agressiva. E no segundo tempo um pouco mais reativa, falando do primeiro jogo. Mas construindo chances importantes de gol.

– E hoje foi diferente. A gente sabia do nível do adversário. E aí procuramos trabalhar a cabeça, principalmente, porque tivemos um treino só. Mas construir um pouco mais o nosso modelo defensivo. Vão ter jogos que vamos precisar mais dele. Vão ter jogos fora de casa, com grande equipes, que vamos ter de nos defender muito, ser muito forte na defesa. Eu acho que nesse aspecto a gente saiu satisfeito hoje.

Queda de intensidade no segundo tempo
– A gente treinou forte todos os dias aqui. A estratégia de usar duas equipes era justamente para gente não perder nenhum dia de treinamento, para fazer com a intensidade que a gente julga ideal. Alguns jogadores estão um pouco mais cansados. As substituições do segundo tempo foram casos que já estavam apontando um desgaste importante. A equipe do segundo tempo se mostrou um pouco mais cansada. A queda de intensidade tem total relação com a entrega que estamos tendo no treino.

Troca no gol
– O goleiro havia sido combinado antes da competição. Junto com o Marquinhos, que é o treinador de goleiros, entendemos que esse rodízio era importante para a gente observar os dois com equipes diferentes, o comportamento.

André Jardine analisa a derrota do São Paulo para o Ajax

André Jardine analisa a derrota do São Paulo para o Ajax

Balanço da pré-temporada
– Excelente ambiente, estrutura fantástica, campos muito bons para trabalhar, hotel fantástico, o clima muito bom, competição de alto nível. Resultados que não são os que a gente quer, mas, enfim, acho ainda que é melhor fazer amistosos desse nível aqui do que a gente ficar jogando com adversários que não impusessem a dificuldade que eles impuseram. Acho que o saldo é realmente positivo, porque a gente vai sair daqui fortalecido e com certeza mais preparado para a estreia do Paulista.

Tréllez e Gonzalo Carneiro estão atrás
– O Gonzalo está com uma pequena dor muscular. A nossa ideia era usá-lo hoje. Pena que ele sentiu isso. O Tréllez entrou no jogo e é um jogador importante no nosso elenco. Mas eu também entendi que era o dia de dar mais uns minutos para o Pablo, por estar chegando no clube. E para o Diego, que é um cara que precisa se condicionar. Ele é um jogador que sempre tem a dificuldade de voltar das férias, com o peso, já com a idade que tem. Ele é o tipo de jogador que se condiciona jogando. É importante ganhar minutagem e voltar o mais rapidamente à forma dele.

Resultados desanimam a torcida?
– A torcida, obviamente, que tem que sempre querer ganhar. Mas o recado que posso passar para o nosso torcedor é que a partir do próximo jogo a gente vai estar pensando igualzinho a eles: a gente precisa vencer todos os jogos. A gente vai entrar com energia total a partir do primeiro jogo do Paulistão. Mas aqui na Flórida, especificamente, é injusto a gente cobrar mais do que os atletas entregaram. Eles vêm de 30 dias parados. A gente já terminou o ano desgastado e sabíamos que iríamos pegar os jogadores com bastante coisa a evoluir fisicamente. Eu não me sinto bem de, nesse momento, já estar julgando e cobrar mais do que eles puderam entregar. Mas a partir da estreia do Paulista a cobrança interna e de todos será para vencer todos os jogos.

1 COMENTÁRIO

  1. Dois jogos: duas derrotas, seis gols sofridos, último dentre os clubes participantes, os mesmos jogadores que terminam o ano errando, continuam errando. Acho que o Jardine tem futuro como treinador, mas, no momento, é piloto de ultraleve pilotando um Boing.