“Boi do Piauí”? Qual a origem de protesto da torcida são-paulina

6487

UOL

A eliminação antes da fase de grupos da Libertadores, após empate sem gols com o Talleres-ARG no Morumbi, fez com que a torcida do São Paulo protestasse na porta do estádio. Entre as palavras de ordem, um canto chamou atenção e chegou a virar trend topic do Twitter no Brasil.

“Boi, boi, boi, boi do Piauí, agora eu quero ver pra sair do Morumbi”, bradaram os torcedores.

A manifestação viralizou em pouco tempo e até mesmo virou piada nas redes sociais. Mas como surgiu a rima? O UOL Esporte foi em busca da origem e, principalmente, do significado da expressão “Boi do Piauí”.

Publicidade

Era normal 

Reprodução
Imagem: Reprodução

O grito já foi muito utilizado em outras épocas do futebol brasileiro. De acordo com o comentarista da ESPN e pesquisador Celso Unzelte, a primeira referência aconteceu em 1977. A torcida do Corinthians usou a canção para tirar sarro da Ponte Preta. 

“Na verdade, a primeira dessas referências vem de 77, Corinthians e Ponte: “Boi da cara preta, Corinthians campeão, pau no c… da Ponte Preta”, lembra Unzelte. 

Diversas versões foram feitas em seguida para os mais diversos times, mas se perdeu no tempo pela falta de uso. 

“Para mim, com 50 anos, não soou tão diferentes como para os outros. Era um grito comum de futebol. O que a torcida do São Paulo fez foi uma retomada de um coro comum em estádio. Cai em desuso porque não tem mais duas torcidas para provocar. Teve muito clássico com com número menor pessoas, não é mais o Morumbi dividido como era”, completa Unzelte.

Palmeiras x Corinthians

Ormuzd Alves-25.set.1994/Folhapress
Imagem: Ormuzd Alves-25.set.1994/Folhapress

A rima ficou popular nos anos 90. O clássico entre Corinthians e Palmeiras teve sua versão. Na época, corintianos usavam a canção para dizer que o atacante Viola era melhor do que Evair, ídolo palmeirense.

“Boi, boi, boi, boi do Piauí, Viola é seleção, pau no c… do Evair”, gritaram.

Os palmeirenses também deram uma forma de usar o animal para rebater: “Boi, boi, boi, boi do Maranhão, Evair é artilheiro e também o campeão”.

Infidelidade

Ilustração/Lumi Mae
Imagem: Ilustração/Lumi Mae

Uma das definições dizem que, na expressão popular, boi do Piauí significa “marido de mulher infiel”. A gíria, de acordo com o autor Mauro Mota no livro “Os bichos na fala da gente”, seria utilizada no Nordeste.

Zoeira

Independentemente da origem, fato é que o protesto da torcida tricolor não foi perdoado e virou piada nas redes sociais. Muitos torcedores de times rivais ironizaram a rima.

2 COMENTÁRIOS