Falta de reação do São Paulo aumenta pressão sobre Jardine

539

GloboEsporte.com

André Hernan e Marcelo Hazan

Desempenho e resultado na derrota contra Ponte tornam situação do técnico difícil. Inicialmente, no entanto, ideia é que treinador comande equipe contra o Talleres, pela Libertadores.

André Jardine está mais pressionado no São Paulo. A derrota por 1 a 0 para a Ponte Preta, sábado, em Campinas, e principalmente o desempenho do time tornam o futuro do técnico incerto.

Apesar de toda essa pressão, as pessoas ouvidas pela reportagem do GloboEsporte.com não acreditam na demissão de Jardine antes do duelo com o Talleres, quarta-feira, no Morumbi, pelo jogo de volta da segunda fase da Copa Libertadores. Na Argentina, o executivo de futebol Raí garantiu publicamente que o técnico seguiria para a segunda partida.

Publicidade

A decisão de demitir o treinador, no entanto, poderá ser tomada se Raí concluir que o time não vai reagir com Jardine a médio prazo, independentemente da classificação para a próxima fase da Libertadores. Isso também passaria por uma conversa entre o dirigente e o presidente Carlos Augusto de Barros e Silva, o Leco.

Técnico do São Paulo André Jardine está cada vez mais pressionado — Foto: Marcos Ribolli

Técnico do São Paulo André Jardine está cada vez mais pressionado — Foto: Marcos Ribolli

A falta de reação do time do São Paulo é o fator mais preocupante internamente. Há um desapontamento de parte do departamento de futebol com o rendimento da equipe sob o comando de Jardine.

Além do treinador, o próprio Raí também sofre críticas dentro e fora do clube pela montagem do elenco e decisões tomadas. Há, inclusive, quem não descarte a possibilidade de o executivo sair no futuro. Por outro lado, existe uma preocupação em preservá-lo e a crença de que ele ainda é o melhor caminho para conduzir o futebol tricolor.

Pedro Smania (coordenador da base), presidente Leco, executivo de futebol Raí e Chapecó (diretor associado de futebol) — Foto: Rubens Chiri / saopaulofc.net

Pedro Smania (coordenador da base), presidente Leco, executivo de futebol Raí e Chapecó (diretor associado de futebol) — Foto: Rubens Chiri / saopaulofc.net

Em relação a Jardine não há unanimidade entre a diretoria do São Paulo. Existem defensores da permanência do técnico e outros favoráveis à demissão, com diferentes nomes para eventualmente substituí-lo.

Nos bastidores, também existe a ponderação de que não haveria quem colocar para treinar o time na quarta-feira, em caso de uma hipotética saída imediata de Jardine.

A alternativa que poderia parecer óbvia para alguns, de colocar o coordenador técnico Vagner Mancini, não está em pauta, pois desde o início a ideia era que ele não fosse o treinador da equipe. Se essa decisão eventualmente for tomada causará surpresa dentro do São Paulo.

O Tricolor agora tem três dias até a decisão com o Talleres. Para seguir vivo na Copa Libertadores e evitar a eliminação precoce, o time precisará vencer por três gols de diferença ou devolver a derrota por 2 a 0 na Argentina para decidir a vaga nos pênaltis.

1 COMENTÁRIO