Maior campeão de Cotia, Fabinho mira chance no São Paulo em seu último ano de base

991

GloboEsporte.com

Aos 19 anos, atacante foi um dos destaques do Tricolor no título da Copinha.

Seis anos de São Paulo e 12 títulos. Este é o currículo de Fabio Augusto Luciano da Silva, o Fabinho, de 19 anos, na base do Tricolor. Tantas conquistas o credenciaram como o maior vencedor da era do CT de Cotia, fundado em 2005. Natural de São José dos Campos, interior de São Paulo, o atacante marcou quatro gols na Copa São Paulo, sendo o vice-artilheiro do time na competição, e foi fundamental na mais recente conquista da base.

Fabinho conquistou a Copa São Paulo como um dos destaques do Tricolor. — Foto: Divulgação / Arquivo pessoal

Fabinho conquistou a Copa São Paulo como um dos destaques do Tricolor. — Foto: Divulgação / Arquivo pessoal

Esse será o último ano de Fabinho no sub-20. Por isso, o atleta começa a ansiar por uma chance no elenco profissional. O jogador, ainda tímido nas palavras, começou no Damasco e Atleta Cidadão, clubes de sua cidade.

Publicidade

Embora houvesse interesse antigo do Tricolor, o namoro demorou a se concretizar. Três anos para ser mais exato. O processo era lento. A cada três meses, o jogador voltava ao CT de Cotia para passar uma semana em observação. O primeiro contrato foi assinado em 2013. Desde então, Fabinho se tornou um papa-títulos.

– É muito especial (ser o maior vencedor da base). A maioria das conquistas eu sempre estava no grupo, praticamente todas as vezes que joguei a gente ganhou, tirando a Copinha do ano passado, quando perdemos de 1 a 0 pro Flamengo. É a melhor base do Brasil, posso te dizer. Me tratam muito bem. Tudo o que eu preciso o São Paulo ajuda. Só tenho que me preocupar mesmo em jogar futebol – afirmou.

Fabinho está no São Paulo desde 2013 — Foto: Divulgação / Arquivo pessoal

Fabinho está no São Paulo desde 2013 — Foto: Divulgação / Arquivo pessoal

Apesar das saudades atrapalharem no início, Fabinho conseguiu se adaptar longe da família. Colecionando títulos, ele revela que a principal conquista foi a mais recente: a Copa São Paulo de Futebol Júnior.

– Esse título é o maior. Todos são importantes, Copa do Brasil, Supercopa, mas a Copinha é a Copa do Mundo da base, e a gente trabalhou e se preparou para ganhar. É uma emoção bem diferente, a gente estava muito feliz com isso. A torcida toda lá é bem diferente. Ouvir a torcida gritar seu nome. Pacaembu é um campo bom, com muita história, fiquei muito feliz mesmo – revelou.

Fabinho durante a final da Copinha de 2019. Tricolor levou o título nos pênaltis  — Foto: Divulgação / Arquivo pessoal

Fabinho durante a final da Copinha de 2019. Tricolor levou o título nos pênaltis — Foto: Divulgação / Arquivo pessoal

A habilidade com a bola vem de família. O irmão mais velho de Fabinho também é jogador. Trata-se de Luiz Phellype, atacante do Sporting, de Portugal. Quando perguntado sobre seu ídolo no futebol, Fabinho não titubeou.

– Sempre me inspirei no meu irmão. Tenho ele como ídolo – afirmou.

* Colaborou Pedro Henrique Elias sob a supervisão de Filipe Rodrigues