São Paulo leva a Córdoba mais de 25 conselheiros, inclusive opositor que criticou “Aeroleco”

696

GloboEsporte.com

Marcelo Hazan

Douglas Schwartzmann, que fez campanha contra o atual presidente, e José Eduardo Mesquita Pimenta, candidato da oposição, estão entre os que acompanham time na Argentina.

O São Paulo viajou em voo fretado para Córdoba, local de sua estreia na segunda fase da Copa Libertadores, contra o Talleres, quarta-feira, às 21h30 de Brasília (com transmissão ao vivo do GloboEsporte.com). No avião, além de jogadores, membros da comissão técnica e da diretoria de futebol, viajaram cerca de 25 conselheiros – inclusive da oposição.

Entre os convidados do São Paulo estão Douglas Schwartzmann, personagem em episódios que culminaram com a queda de Carlos Miguel Aidar da presidência do clube, em outubro de 2015, e José Eduardo Mesquita Pimenta, ex-presidente e candidato derrotado por Carlos Augusto de Barros e Silva, o Leco, na última eleição. Outros oposicionistas como Dorival Decoussau também estão na comitiva.

Publicidade

A presença de Schwartzmann foi a que mais chamou a atenção, já que, em 2017, ele usou o Twitter para criticar a prática da atual direção do São Paulo, comandada por Carlos Augusto de Barros e Silva, o Leco, de levar conselheiros em viagens do time. Na época, Schwartzmann apelidou a prática de “Aeroleco” – chegou, inclusive, a espalhar um abaixo-assinado cobrando a renúncia de Leco.

Douglas Schwartzmann, ex-diretor de marketing e conselheiro do São Paulo, viajou no avião fretado pelo clube para Córdoba. Em 2017, ele criticou o "Aeroleco" — Foto: Marcelo Hazan

Douglas Schwartzmann, ex-diretor de marketing e conselheiro do São Paulo, viajou no avião fretado pelo clube para Córdoba. Em 2017, ele criticou o “Aeroleco” — Foto: Marcelo Hazan

Ouvido pela reportagem, Douglas Schwartzmann disse que está pagando a hospedagem dele e do pai (José Mauricio Schwartzmann, que também conselheiro) do próprio bolso. Sobre a viagem no avião fretado, admitiu que aceitou o convite do São Paulo.

– Estou viajando com as minhas despesas e as do meu pai pagas do próprio bolso. O avião foi fretado pelo São Paulo – afirmou Schwartzmann.

A explicação do São Paulo é de que havia assentos vagos no avião fretado para o time, e então houve a ideia de convidar alguns conselheiros. Diversos membros da diretoria ouvidos pela reportagem ressaltaram que o convite foi feito a integrantes de diferentes vertentes (situação e oposição) e áreas (membros do Conselho Deliberativo e de Administração) do clube, pois havia espaço sobrando na aeronave.

Nos bastidores, o São Paulo fala em “unir pessoas de opiniões políticas divergentes em busca de pacificação no momento decisivo da Libertadores”. Alguns dos conselheiros presentes citam apoio ao técnico André Jardine.

Em viagens para competições da Conmebol, os clubes recebem uma cota da entidade para pagar as hospedagens em acomodações de nível padrão (hotel três estrelas). O São Paulo, nesse caso, fica responsável por pagar a diferença do valor de acordo com o hotel escolhido (no caso da hospedagem em Córdoba, um hotel cinco estrelas).

O jogo entre Talleres e São Paulo terá transmissão ao vivo no GloboEsporte.com para todo o Brasil. Além disso, a TV Globo exibe ao vivo para os estados de SP, MG, RS, SC, PR, GO, TO, MS, MT e PA.

Quem é Douglas Swartzmann

Ele era vice-presidente de comunicações da gestão Carlos Miguel Aidar. À época, foi um dos cinco membros da diretoria que assinaram um contrato no qual o São Paulo se comprometia a pagar R$ 18 milhões de comissão à Far East, empresa com sede em Hong Kong que ajudaria o clube a encontrar um fornecedor de material esportivo – os outros foram Aidar (expulso do Conselho do São Paulo após ter renunciado), Júlio Casares (atual membro do Conselho de Administração), Leonardo Serafim (atual diretor jurídico, remunerado) e Osvaldo Vieira de Abreu (conselheiro). Leco era presidente do Conselho e barrou o pagamento dessa comissão.

Uma investigação interna foi aberta. O norte-americano Jack Banafshera, dono da empresa Far , abriu mão da comissão, e o contrato foi cancelado. Posteriormente, o caso foi arquivado pela Comissão de Ética do São Paulo.

Schwartzmann, desde então, esteve sempre em lado oposto ao de Leco, eleito em outubro de 2015 para concluir o mandato de Aidar e em abril de 2017 para comandar o São Paulo até dezembro de 2020.

Na eleição de 2017, Schwartzmann estava na campanha de oposição com o candidato José Eduardo Mesquita Pimenta. Em outubro daquele ano, no Twitter, Schwartzmann postou abaixo-assinado pedindo impeachment ou a renúncia de Leco.

Douglas Schwartzmann cobrava saída do presidente Leco, do São Paulo — Foto: Reprodução / Twitter

Douglas Schwartzmann cobrava saída do presidente Leco, do São Paulo — Foto: Reprodução / Twitter

Naquela mesma época, Douglas protestou, também no Twitter, diversas vezes contra conselheiros que viajavam bancados pelo clube.

Num dos posts, chamou de “Aeroleco” o avião que levava a delegação com conselheiros.

Em resposta a seguidores, Schwartzmann disse também que, nas duas vezes em que havia viajado acompanhando o São Paulo, pagou do seu próprio bolso. Pessoas do clube apontam que Douglas banca a estadia novamente nesta viagem, após participar do voo fretado pelo São Paulo.

Douglas Schwartzmann faz publicação em rede social ironizando "Aeroleco" — Foto: Reprodução/Twitter

Douglas Schwartzmann faz publicação em rede social ironizando “Aeroleco” — Foto: Reprodução/Twitter

Em outro post, Schwartzmann disse que “as viagens eram para quem apoia ou se cala pela gestão”. E reclamou ainda que passagens e diárias de alimentação e hospedagem saíam dos cofres do clube, ao contrário de ingressos distribuídos a conselheiros.

Douglas Schwartzmann em publicação no twitter sobre o São Paulo — Foto: Reprodução / Twitter

Douglas Schwartzmann em publicação no twitter sobre o São Paulo — Foto: Reprodução / Twitter

Apesar das críticas de 15 meses atrás, Douglas Schwartzmann agora está politicamente mais próximo da gestão, embora continue sendo oposição a Leco.

Jose Eduardo Mesquita Pimenta (o segundo da esquerda para a direita), ex-presidente do São Paulo, foi batido por Leco na última eleição e também viajou no avião do clube para Córdoba — Foto: Marcelo Hazan

Jose Eduardo Mesquita Pimenta (o segundo da esquerda para a direita), ex-presidente do São Paulo, foi batido por Leco na última eleição e também viajou no avião do clube para Córdoba — Foto: Marcelo Hazan