Análise: São Paulo renasce com time mais jovem e leve no mata-mata e faz seu melhor jogo no ano

1340

Atuação na vitória sobre o Ituano dá ao Tricolor confiança para reencontrar um novo caminho, com vantagem de jogar pelo empate na quarta-feira para avançar às semifinais do Paulistão

Por Leandro Canônico — GloboEsporte.com


O discurso dos jogadores do São Paulo depois da classificação às quartas de final do Paulistão, na última quarta-feira, foi baseado no clichê de que “agora é um novo campeonato”. A atuação do time na vitória sobre o Ituano, no Morumbi, no jogo de ida, mostrou que isso é realidade. Um mata-mata pode apagar todos os erros de um time na fase de classificação.

A partida poderia, inclusive, ter terminado com um placar mais confortável do que os 2 a 1 construídos com dois gols de Igor Gomes (Morato, de cabeça, fez o do Ituano, em falha do Tricolor). Mas a sensação que fica, como disse o técnico interino Vagner Mancini, é de ter, enfim, estreado na temporada. Com garotos como Luan, Liziero, Igor Gomes e Antony, o São Paulo se mostrou um time leve, de muita movimentação.

E poderia ter sido um triunfo mais elástico justamente por o São Paulo ter tido essa outra cara contra o Ituano, no Morumbi. O Tricolor foi um time bem diferente daquele que se mostrou na eliminação precoce na Libertadores e na apertada fase de classificação do Campeonato Paulista. Muricy Ramalho, nosso comentarista, cravou: foi o melhor jogo do São Paulo no ano.

Publicidade

Bolas na trave, triangulações, trocas envolventes de passes… Pela primeira vez em 2019, o Tricolor venceu e convenceu que no horizonte é possível ver caminhos para uma retomada. O primeiro gol contra o Ituano é bom exemplo. São 50 segundos de passes até a conclusão de Igor Gomes.

O fato é que, apesar do gol sofrido no final, a atuação do São Paulo deixa todos no time com mais confiança para seguir adiante no Paulistão. Vamos, então, aos pontos positivos da vitória:

  • Hudson foi bem na lateral direita e deve continuar na quarta-feira;
  • Antony está cada vez mais participativo, só precisa tocar mais a bola;
  • Everton Felipe surpreendeu e teve boa atuação, mas precisa de mais confiança;
  • Tiago Volpi fez três grandes defesas, mas falhou no gol; está melhorando;
  • Igor Gomes, autor dos dois gols, tem um futuro enorme pela frente;
  • Liziero, o craque do jogo, só tem um caminho no Tricolor: ser titular.

Esse cenário é ótimo para Vagner Mancini, que ainda não pode contar com Hernanes e Nenê, que seguem machucados, e não teve reforços para serem inscritos na fase final do estadual.

A hora, agora, é de consolidar a confiança reconquistada, avançar à semifinal e entregar a Cuca, que assume o São Paulo no dia 2 de abril, um time mais maduro tática e tecnicamente.

O São Paulo ainda continua sendo zebra na fase final do Campeonato Paulista, mas, pelo que foi visto no Morumbi no último domingo, há uma ponta de esperança de dias melhores.

Igor Gomes, 20 anos, fez os dois gols da vitória do São Paulo sobre o Ituano: tem futuro — Foto: Marcos Ribolli

Igor Gomes, 20 anos, fez os dois gols da vitória do São Paulo sobre o Ituano: tem futuro — Foto: Marcos Ribolli

Pênalti ou não?

O VAR entrou em ação no Morumbi para analisar um suposto pênalti de Jonas em Everton Felipe. O lance é interpretativo, ou seja, gera opiniões diferentes. Até nossos comentaristas de arbitragem não entraram em consenso: na transmissão da TV Globo, Paulo César de Oliveira disse que não houve irregularidade; no Premiere, Sandro Meira Ricci cravou: “foi pênalti”. Na dúvida, prevalece a decisão original da arbitragem.