Com licença Uefa e cursos na Europa, neto de Telê Santana é recebido por Tite na Seleção

898

Diogo Tenuta tem 36 anos, formação rica e trabalha pela primeira vez com um time adulto em Portugal: objetivo é seguir carreira de sua referência, o avô multicampeão

Por Alexandre Lozetti — GloboEsporte.com

Com licença Uefa e cursos na Europa, neto de Telê Santana é recebido por Tite na Seleção

Lucas Figueiredo/CBF

A seleção brasileira treinou durante a semana no CT do Porto sob olhares de um espectador atento. Sentado na última fila de cadeiras, Diogo Tenuta observava atentamente cada passo de jogadores e comissão técnica. Diogo é neto de Telê Santana, um dos mais vencedores e celebrados técnicos da história do país. Na última quinta-feira, foi recebido por Tite depois da atividade. Ganhou uma camisa autografada e palavras de respeito e admiração a Telê.

– Seria muito interessante para mim acompanhar o trabalho do Tite por se tratar do melhor treinador brasileiro hoje. Tive a surpresa dele saber que o neto do Telê estava lá e me convidar para dar um abraço, me presentear e falar do respeito pelo mestre que meu avô foi também para ele. Foi interessante e enriquecedor – contou Diogo ao GloboEsporte.com.

Publicidade

Não se tratava apenas de uma visita. Diogo mora no Porto há três anos e meio, e quer ser treinador, como seu avô Telê e seu pai Renê. Ele já tirou a licença B da Uefa, na Itália, onde passou oito anos, formou-se em Ciência do Desporto com ênfase no treinamento de alto rendimento do futebol e na periodização tática, na Universidade do Porto.

Agora frequenta o Barça Innovation Hub, laboratório do Barcelona que estimula a criação e o desenvolvimento de novas ideias ligadas ao futebol. No mestrado que faz no Barcelona, um dos professores é Ernesto Valverde, técnico do time principal.

Telê Santana na seleção brasileira com o neto Diogo — Foto: Arquivo Pessoal

Telê Santana na seleção brasileira com o neto Diogo — Foto: Arquivo Pessoal

– Tenho meu avô como referência. Seus conceitos de perfeição, da busca pelo impossível e de sempre ser melhor são o que eu levo adiante. Desde 2014, quando decidi ser treinador de futebol, tenho buscado conhecimentos que possam alimentar minhas reflexões, e minha linha é a de Cruyff, Holanda, Barcelona, Telê Santana, Guardiola. Para mim, é importante alimentar porque o conhecimento só passa a ser meu a partir de reflexão sobre ele. Senão, estou só reproduzindo.

Em breve, Diogo, de 36 anos, dará início ao curso da licença A da Uefa para poder trabalhar na Europa. Hoje, ele é auxiliar do Infesta, clube da região do Porto que disputa divisões inferiores do país. Antes, trabalhou no time sub-17 do Reggiana, da Itália.

Iniciar sua trajetória longe do Brasil, segundo ele, é uma garantia de evitar qualquer insinuação de privilégio relacionado ao seu avô.

Diogo Tenuta, neto de Telê, assiste a treino da seleção brasileira no Porto — Foto: Lucas Figueiredo/CBF

Diogo Tenuta, neto de Telê, assiste a treino da seleção brasileira no Porto — Foto: Lucas Figueiredo/CBF

Nem mesmo o sobrenome é igual. Inclusive, Diogo conta que o “Santana” era, na verdade, um nome composto de Telê.

– Eu uso o Tenuta. Muita gente me pergunta do Santana, mas esse era um nome do meu avô. Telê Santana era nome composto, e Silva era o sobrenome. Por isso eu não tenho o Santana.

Diogo tinha de 8 para 9 anos quando Telê começou a colecionar títulos no São Paulo, e viveu intensamente, como criança, esse período. Suas férias eram com o avô, o centro de treinamento do clube paulista era um ambiente familiar. Telê ganhou, pelo Tricolor, dois Paulistas, um Brasileiro, duas Libertadores, dois Mundiais, duas Recopas e uma Supercopa.

Diogo, já maior, com o avô — Foto: Arquivo Pessoal

Diogo, já maior, com o avô — Foto: Arquivo Pessoal

Nesta última semana, Telê foi o único brasileiro incluído na lista de 50 maiores técnicos da história pela revista France Football. Ele ficou na 35ª colocação.

– O período no São Paulo foi muito especial. Vivi muito tempo no CT, nos jogos, no Morumbi. Fiquei imerso com meu avô nos treinos, acompanhando o futebol-arte ter sucesso e ele deixando de ser pé-frio (referência da época pelas derrotas nas Copas do Mundo de 1982 e 86). Foi espetacular e está diariamente na minha memória. O “olê, olê, olê, olê, Telê, Telê!!!” até hoje me arrepia – lembra.

Ir para o Brasil não está nos planos de Diogo, por enquanto. Ele quer terminar sua formação na Europa e tentar iniciar uma carreira descolada, mas obviamente inspirada no Mestre.

Telê Santana e o neto Diogo — Foto: Arquivo Pessoal

Telê Santana e o neto Diogo — Foto: Arquivo Pessoal

Veja as informações da seleção brasileira para o amistoso contra o Panamá:

Local: estádio do Dragão, no Porto
Data e horário: sábado, às 14h (de Brasília)
Escalação: Ederson, Fagner, Militão, Miranda e Alex Telles; Casemiro; Arthur, Paquetá, Coutinho e Richarlison; Firmino. Técnico: Tite
Reservas: Alisson, Weverton, Danilo, Marquinhos, Thiago Silva, Alex Sandro, Fabinho, Allan, Felipe Anderson, Everton, David Neres e Gabriel Jesus
Arbitragem: João Pinheiro, auxiliado por Bruno Rodrigues e Álvaro Mesquita (todos de Portugal)
Transmissão: TV Globo (narração de Galvão Bueno, comentários de Casagrande e Júnior); SporTV, com pré-jogo a partir das 13h (narração de Luiz Carlos Jr., comentários de Lédio Carmona e Roger Flores); e GloboEsporte.com. As reportagens serão de Tino Marcos, Mauro Naves e Raphael de Angeli
Tempo Real: GloboEsporte.com, a partir das 13h