Irregular, São Paulo pode repetir a escalação pela primeira vez no ano

393

GazetaEsportiva.net

Segundo treinador do São Paulo no ano, Mancini poderá repetir a escalação da equipe pela primeira vez (Foto:

O São Paulo pode repetir a escalação pela primeira vez na temporada neste sábado, quando enfrenta a Ferroviária, às 21 horas (de Brasília), pela 10ª rodada do Campeonato Paulista, no Pacaembu, uma vez que o Morumbi está inativo devido aos estragos causados pela chuva do último sábado. Essa será a 12ª partida oficial da equipe comandada interinamente por Vagner Mancini no ano.

Após duas derrotas na Copa da Flórida, torneio de pré-temporada usado para dar ritmo aos jogadores, André Jardine, responsável por comandar a equipe no início de 2019, começou o Paulistão com uma goleada diante do Mirassol. O comandante tricolor, prestes a ver sua equipe entrar em campo para disputar a fase preliminar da Copa Libertadores, decidiu fazer experiências e não deu sequência a uma equipe titular nas primeiras rodadas do Estadual.

Buscando encaixar Diego Souza ao lado de Pablo, o técnico usou a vitória diante do Novorizontino e a derrota para o Guarani para testar ambos no comando de ataque. Em contrapartida, viu Hudson e Jucilei terem dificuldades para proporcionar uma boa saída de jogo à equipe, fato visto no revés para o Santos. Assim, Liziero ganhou uma chance como volante.

Publicidade

Em meio ao “laboratório de Jardine”, Hernanes aprimorava a forma física e fez sua primeira partida oficial como titular contra o São Bento, embate em que marcou um belo gol e levou o time reserva ao triunfo no duelo antecedente à estreia na Copa Libertadores.

Após os cinco primeiros testes no ano, Jardine optou pela experiência na rodada inicial do torneio continental, formando o meio-campo com Nenê, Hudson, Hernanes e Jucilei. O segundo, inclusive, foi expulso e comprometeu a equipe, que acabou derrotada pelo modesto Talleres por 2 a 0 na Argentina. Já pressionado, o treinador colocou a espinha dorsal da equipe titular, com algumas peças poupadas, na derrota para a Ponte Preta.

Colocando em prática o que fez diante de Novorizontino e Guarani, Jardine escalou Pablo e Diego Souza juntos no ataque e promoveu a entrada de Willian Farias ao lado de Hernanes na dupla de volantes. Com dificuldades na criação, o São Paulo não furou a defesa argentina, amargou um empate sem gols e acabou eliminado da Libertadores, tropeço que resultou no afastamento do profissional.

O escolhido para assumir o cargo foi Cuca, mas, em tratamento de um problema cardíaca, coube a Vagner Mancini, então coordenador técnico, treinar o Tricolor até o final do Campeonato Paulista. Logo de cara, o treinador fez várias mudanças na escalação que mandou a campo no revés para o Corinthians, abrindo espaço para Igor Vinicius e Gonzalo Carneiro no time titular. Nessa partida, Reinaldo e Everton sentiram problemas musculares e se tornaram desfalques.

Diante de tamanha irregularidade de sua equipe, Mancini não só alterou peças como trocou o esquema tático, colocando um 3-5-2 em ação no empate com o Red Bull e na vitória diante do Bragantino. A expulsão de Gonzalo Carneiro diante dos campineiros, entretanto, brecou a possibilidade do comandante mandar a campo a mesma equipe.

Agora, sem perdas no time titular e com uma base aparentemente formada, Mancini, que fez mistério nos treinos da semana, pode repetir a escalação do São Paulo pela primeira vez no ano na 12ª partida da equipe e enfrentar a Ferroviária com: Tiago Volpi; Bruno Alves, Arboleda e Anderson Martins; Igor Vinicius, Luan, Helinho, Hernanes e Léo; Antony e Pablo. Com tantas mudanças, o Tricolor Paulista já usou 25 jogadores entre os onze iniciais e 28 ao todo neste começo de temporada.