Juninho: ‘Ituano precisa aproveitar o momento intranquilo do São Paulo’

789

LANCE

Jogador do Tricolor nos anos 1990, o hoje gestor do rival do clube nas quartas de final do Campeonato Paulista vê a equipe do Morumbi como favorita, mesmo com pior campanha

Gestor do Ituano há quase dez anos, Juninho quer o time pensando como no título de 2014

Gestor do Ituano há quase dez anos, Juninho quer o time pensando como no título paulista de 2014 (Divulgação/FPF)

O São Paulo é o time de pior campanha entre os classificados às quartas de final do Campeonato Paulista, tem Vagner Mancini como técnico interino enquanto Cuca não tem aval médico e ainda encara problema do goleiro reserva Jean, afastado e multado por indisciplina. Nada disso, na visão de Juninho Paulista, facilita o confronto, mas o gestor do Ituano, e ex-jogador do Tricolor, sabe que é necessário aproveitar o momento do adversário.

– Precisamos saber aproveitar o momento. Se é um momento intranquilo, temos de saber aproveitar e jogar com isso. Mas, independentemente da situação que esteja enfrentando, o São Paulo é o favorito. É uma equipe que não vive um de seus melhores momentos, mas tem excelentes jogadores e a instituição é gigante. A dificuldade será enorme – apontou.

Publicidade

O Ituano somou 17 pontos em 12 rodadas na primeira fase, dois acima do São Paulo, e, por isso, decide as quartas de final em casa. O primeiro duelo será no domingo, às 16h, no Morumbi, com a volta às 19h15 de quarta-feira, no Novelli Junior, em Itu. E o foco, segundo gestor da equipe do interior, é manter a atenção mostrada na goleada por 4 a 1 sobre o Santos e nas derrotas por 3 a 2 para o Palmeiras e 1 a 0 diante do Corinthians neste ano.

– É jogar com os pés no chão, como temos jogado. Jogamos contra três equipes grandes e o comportamento foi muito bom, apesar de, em duas delas, não ter conseguido o resultado. Com esse comportamento, já damos um bom passo. Esperamos que mantenha esse comportamento e atenção – disse Juninho.

– Só classificamos porque ficamos atentos aos detalhes ao longo da competição. No ano passado, ficamos fora por causa de um gol. No ano retrasado, por causa de um ponto. Neste ano, soubemos lidar com isso e nos classificamos com uma rodada de antecedência. O jogo contra o São Paulo é muito isso: ficar atento aos detalhes. Independentemente da situação do São Paulo, é uma grande equipe.

Com esse pensamento, a ideia até permite sonhar lá na frente com o título paulista, mas pensando em cada fase. Juninho conta que este foi o segredo para o Ituano surpreender e conquistar o Campeonato Paulista de 2014, derrotando o São Paulo na primeira fase, ficando à frente no grupo do Corinthians, passando o Palmeiras na semifinal e vencendo o Santos nos pênaltis na decisão.

– Tem de ir passo a passo. Em 2014, fomos assim. Pensamos, agora, no São Paulo, sabendo que, para passar desta fase, precisamos estar atentos a todos os detalhes dentro de campo, não bobear porque, se bobear, não conseguiremos o próximos passo. É claro que sonhar é importante, mas vamos de degrauzinho em degrauzinho – falou o ex-meia, que completará dez anos à frente do Ituano em junho.

– A filosofia, principalmente na formação de atletas, vem muito bem. Estamos patinando um pouco ainda na Série D do Campeonato Brasileiro. No nosso planejamento, já era para o Ituano estar na Série B. É claro que vamos pensar um pouco mais em resultado, principalmente no segundo semestre. Temos de sair desta divisão para chegar à Série B.