Atacante raiz? Por que Pato tem treinado com chuteiras pretas no São Paulo

1552

UOL


Bruno Grossi

Marcello Zambrana/AGIF

Os mais detalhistas já devem ter reparado que Alexandre Pato está treinando no São Paulo com chuteiras totalmente pretas. O estilo clássico, que tem sido cada vez mais explorado pelas marcas esportivas, porém, é apenas ocasional. O atacante está sem contrato de fornecimento de material esportivo desde que o vínculo de mais de uma década com a Nike acabou em 2018 e por isso usa chuteiras neutras.

Essa é uma prática comum entre jogadores. Normalmente, quando estão em reta final de contrato com alguma marca, já começam a treinar com chuteiras de outra empresa, mas precisam esconder qualquer sinal da concorrência. Assim, a solução costuma ser pintar os calçados de preto. Pato tem seguido essa estratégia, mas com o objetivo de não se vincular a nenhuma marca enquanto analisa as quatro propostas que recebeu até agora.

Publicidade

É possível ver que as chuteiras atuais do atacante do São Paulo ainda são da Nike, mas só quando se observa por foto. De longe, nos campos do CT da Barra Funda, a marca fica quase imperceptível. Pato não tem pressa para escolher a nova fornecedora. A ideia do jogador de 29 anos é encontrar um plano de marketing e carreira mais longo e seguro. E como só poderá estrear pelo Tricolor a partir do fim deste mês, no Campeonato Brasileiro, ainda há tempo para estudar bem as ofertas recebidas.

Nos últimos anos, outros atletas do São Paulo passaram por processo semelhante. Luis Fabiano usou as chuteiras pintadas enquanto trocava a Nike pela Puma em 2015. Diego Lugano, hoje superintendente de relações institucionais do clube, encerrou a carreira em 2017 sem mostrar nenhuma marca nas chuteiras. No elenco atual, o volante Hudson é outro que está em processo de troca. Ele possuía contrato com a Adidas, mas tem testado outras marcas, como a Umbro.