UOL
As finais dos campeonatos estaduais de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Rio Grande do Sul começam a ser disputadas a partir deste domingo (14). Corinthians x São Paulo, Flamengo x Vasco, Atlético-MG x Cruzeiro e Grêmio x Internacional duelam para ver quem fica com a taça. Em algum dos confrontos há favorito? Os blogueiros do UOL Esporte dão seus palpites. Confira:
CAMPEONATO PAULISTA
ANDRÉ ROCHA
Corinthians. Cultura de vitória, identidade de jogo resgatada por Carille, retrospecto recente mais que positivo contra o São Paulo, que só tem a garotada e o “fator Cuca” como trunfos.
JUCA KFOURI
Em São Paulo, no Morumbi, não tem favorito.
MARCEL RIZZO Em São Paulo há equilíbrio. O Corinthians tem defensivamente um time seguro, mas o São Paulo achou uma formação interessante com os garotos. No momento São Paulo tem jogado melhor, mas decisão em Itaquera equilibra o confronto.
MAURO BETING
Em São Paulo, o Corinthians só passou nos pênaltis e joga menos do que pode. O São Paulo fez quase tudo errado e está dando tudo certo. Pênaltis. 50% x 50%.
MAURO CEZAR Corinthians.
MENON Os números mostram finalistas nivelados por baixo. Nós quatro jogos eliminatórios, que mostram o momento atual das equipes, o São Paulo conseguiu três gols. O Corinthians, quatro. Muito pouco. O São Paulo é um time formado há quatro jogos. O Corinthians não engrena. O São Paulo é um pouco favorito. Me parece difícil o Corinthians continuar tendo resultados muito superiores ao desempenho apresentado, como tem sido a regra.
PERRONE
São Paulo e Corinthians iniciam a decisão sem favoritismo. O alvinegro tem a vantagem de jogar a última partida em casa e conta com um trabalho mais consolidado. Só que caiu de produção nos últimos jogos. Os tricolores estão em processo de mudança com a chegada de Cuca, mas melhoraram muito nos mata-matas, principalmente por causa dos jovens. Será um duelo entre uma equipe rápida, a são-paulina, diante de outra lenta nas transições ofensivas, porém com um trabalho quase perfeito na ocupação dos espaços defensivos. O trabalho do São Paulo no primeiro jogo será encontrar esses espaços. O resultado no Morumbi vai indicar o favorito para o último jogo.
PVC
São Paulo se remonta no meio da competição. Difícil dar tempo de ser mais forte do que um time que se estruturou antes. Mas Corinthians jogou mal os últimos dois jogos. Favorito: Corinthians.
RENATA MENDONÇA (DIBRADORAS)
Confronto equilibrado pelo momento. Pelo histórico, Corinthians leva ampla vantagem. Pelo momento, São Paulo pode equilibrar isso. O time do São Paulo é melhor tecnicamente pelo elenco, mas o do Corinthians é mais maduro, no sentido de como lida com as dificuldades e como sabe ganhar mesmo quando não está bem ou quando joga mal. O Corinthians de Carille sabe jogar clássico como ninguém e por isso sai na frente nessa análise. Mas é um confronto que tende a ser bem equilibrado e fica difícil cravar o campeão.