UOL
O torcedor do São Paulo tem motivos para estar empolgado com o início do Campeonato Brasileiro. Além de garantir a vaga para a final do Campeonato Paulista após 16 anos, o time conta com jogadores de peso em seu elenco como Pato, Pablo e Hernanes. De quebra, o Tricolor ainda terá no comando o experiente Cuca, treinador do Palmeiras no título de 2016 e apontado por muitos como o responsável por montar a base para o Mundial do Tricolor em 2005.
O São Paulo terá um time muito mais forte para o Brasileiro do que o que teve na conquista do vice-campeonato paulista. Não é planejamento. É apenas mudança de rumo diante de todos os erros cometidos a partir do ano passado. Jardine… Mancini e agora, Cuca. O terceiro treinador em quatro meses. Tréllez e Diego Souza saíram e, diante da contusão de Pablo, o São Paulo precisou recorrer a Gonzalo Carneiro, que não pôde jogar a final por lesão e depois acabou suspenso por doping. Enfim, abril é o início de ano. E as perspectivas são boas. Pato, Tchê Tchê e Vitor Bueno podem agregar muito aos jovens Luan, Liziero, Igor Gomes e Antony. E tem Hernanes. E uma boa dupla de zagueiros.
E Everton. E Volpi. Há um bom elenco. Há um bom técnico. Haverá um bom time? O tempo é o pior inimigo, mas é possível imaginar uma boa luta na parte de cima da tabela.
Destaque principal
Peça fundamental na retomada do São Paulo em 2017, o Profeta foi recontratado pelo Tricolor neste ano. O meio campista, no entanto, ainda não teve condições de atuar 100% fisicamente em 2019 por causa de pré-temporada curta (em função das férias na China e da necessidade de preparar a equipe para a Copa Libertadores) e das lesões. Para o nacional, a expectativa é de que ele seja outra vez o cérebro do time.
Pato vai poder fazer a sua reestreia pelo São Paulo. O atacante deixou o futebol chinês e fechou contrato com o Tricolor para chegar com moral ao Morumbi. Sem um atacante de referência por causa da lesão de Pablo, ele vai poder atuar como centroavante.
O jovem Antony, que foi o principal destaque do time no Paulista, também chega com moral para o Campeonato Brasileiro. Com um gol na final na Arena Corinthians, ele mostrou personalidade na disputa do Estadual e tem o carinho da torcida tricolor.
Bruno Peres foi emprestado ao São Paulo para ser o o substituto de Militão na lateral direita. O jogador não conseguiu se firmar no setor e perdeu espaço. Agora, ele é visto como terceira opção (atrás de Hudson e Igor Vinícius) e pode deixar o clube.
O atacante Gonzalo Carneiro é outro quem chega em baixa para o Campeonato Brasileiro. Flagrado em exame antidoping ele terá de esperar a contraprova para saber se estará apto para jogar a competição nacional. Mesmo antes do caso de doping, a moral do uruguaio já não estava boa com a torcida tricolor, que desde o ano passado colocava esperança no jogador, porém até agora ele não conseguiu fazer boas partidas. Quem pode reforçar/posições carentes O São Paulo ainda precisa de um lateral direito para completar o seu elenco. A equipe fechou o Campeonato Paulista com o volante Hudson improvisado no setor.
Time-base Tiago Volpi; Hudson, Bruno Alves, Arboleda e Reinaldo; Luan, Hernanes e Igor Gomes; Antony, Pato e Everton. Posição no Brasileiro do ano anterior (5º colocado) Posição no Estadual (Vice-campeão).